Articles

Museu Virtual dos Descobrimentos aberto na Internet

In O Mundo de Língua Portuguesa on 30 de Maio de 2014 by ronsoar Tagged: , ,

Do Jornalismo Porto Net, da Universidade do Porto (Portugal)
27 de maio de 2014

.
Agora já é possível reviver as aventuras dos navegadores portugueses e espanhóis que nos séculos XV e XVI partiram para ampliar as fronteiras do mundo e explorar mares nunca antes navegados. O Museu Virtual do Portal Descobrimentos está em linha para ser navegado na Internet, e disponibiliza uma série de rotas, com documentos e vídeos sobre a epopeia luso-espanhola das Grandes Navegações.

O Museu Virtual é uma das ações interativas do projeto Descubriter – Rota Europeia dos Descobrimentos, uma parceria que une as regiões do Algarve e da Andaluzia, em uma rota turística criada para promover a cultura, a história e o património das duas regiões, de onde partiram as primeiras expedições marítimas a percorrerem todos os oceanos do mundo.

O Museu Virtual do Portal Descobrimentos está organizado através de uma cronologia que orienta o internauta em um percurso histórico entre os reinados ibéricos, as personalidades históricas e os acontecimentos mais marcantes das viagens ultramarinas do século XV ao século XVII.

Uma outra opção de navegação é o lugar “Rotas“, onde, através da visualização de um mapa-múndi, o visitante pode identificar as viagens dos navegadores portugueses e espanhóis e, a partir dessa orientação, conhecer os principais locais sinalizados em cada uma das expedições.

No sítio, há a biblioteca digital (“E-Biblioteca“), que partilha documentos importantes – inclusive uma seção de vídeos – para a compreensão de alguns episódios de contextualização histórica, guias de cultura e património e ainda a obra incontornável de Camões – Os Lusíadas – que narra a viagem de Vasco da Gama à Índia em 1498 e a epopeia dos Descobrimentos portugueses.

E há ainda o separador de curiosidades, com alguns factos que despertam o interesse dos mais curiosos. “Que expedições partiram de Sagres?” “Terá existido uma escola náutica na vila algarvia?” Estas são algumas das perguntas com resposta no Museu Virtual que propõe aos internautas a viagem ao passado.

–– Portal Descobrimentos com novos conteúdos até ao final do ano ––
A maior parte dos conteúdos já estão em linha, mas até ao fim de 2014 estarão disponíveis novas informações e dados aos visitantes do Museu Virtual. Em comunicado de imprensa, a Região de Turismo do Algarve (RTA) garantiu que está também prevista a tradução dos conteúdos para outros idiomas (disponíveis atualmente em português, inglês e espanhol).

“Este portal de rigor histórico tem uma finalidade lúdica e turística. Esperamos que, ao informarmos o internauta sobre os Descobrimentos, ele sinta vontade de visitar em pessoa o Algarve e a Andaluzia e todo o património luso-espanhol associado à epopeia”, afirma em comunicado o presidente da RTA, Desidério Silva.

O Museu Virtual do Portal Descobrimentos surgiu no âmbito do Descubriter, um projeto mais amplo que se candidatou ao Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal 2007-2013, que liga seis entidades do território ibérico: Fundación Nao Victoria, Prodetur (da Deputação de Sevilha), Região de Turismo do Algarve (RTA), Promosagres, Direção Regional de Cultura do Algarve e Câmara Municipal de Vila do Bispo.  :::

.
• Museu Virtual do Portal Descobrimentos:
<http://www.portaldescobrimentos.pt/>

.
Com base em
ALVES, Telma. Internet: Museu Virtual explora rotas dos Descobrimentos.
Extraído do Jornalismo Porto Net, da Universidade do Porto (Portugal).
Publicado em: 27 maio 2014.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: