Articles

Cimeira: estudantes do Timor-Leste recebem informação sobre a CPLP

In Lusofonia e Diversidade, O Mundo de Língua Portuguesa on 27 de Maio de 2014 by ronsoar Tagged: , , ,

Da Agência Lusa
26 de maio de 2014

.
A Comissão de Preparação da Cimeira da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) e a Universidade Nacional de Timor-Leste estão a realizar várias conferências para explicar aos jovens o que é a organização, informou hoje a organização.

“O objetivo é atender a uma necessidade de informação sobre a CPLP que nós, estando no meio da sociedade e sobretudo da camada juvenil, percebemos de que eles estão carentes”, disse o ex-reitor da Universidade Nacional de Timor-Leste, o professor Benjamim Corte-Real, da Comissão de Preparação da Cimeira.

A Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da CPLP – a reunir os presidentes e primeiros-ministros dos países de Língua oficial portuguesa – vai decorrer em Díli, a partir de 23 de julho, quando Timor-Leste vai assumir pela primeira vez a presidência da organização.

Para Benjamim Corte-Real, os eventos visam "atender a uma necessidade de informação sobre a CPLP junto à camada juvenil".

Para Benjamim Corte-Real, os eventos visam “atender a uma necessidade de informação sobre a CPLP junto à camada juvenil”.

A primeira conferência, proferida por diplomatas dos Estados-membros da organização, realizou-se a semana passada e foi dedicada ao tema “A CPLP no Mundo Atual – Ontem, Hoje e Amanhã, e Desafios e Oportunidades”.

“Este convite aos nossos diplomatas é uma oportunidade para partilharem com os estudantes as informações básicas e detectar deles quais as preocupações e dúvidas que têm em relação à CPLP”, explicou Benjamim Corte-Real.

Segundo o professor, a partir das dúvidas dos jovens, vai ser possível programar futuras atividades.

A Universidade Nacional de Timor-Leste vai receber três conferências sobre a CPLP e, segundo Benjamim Corte Real, estão a ser feitos contactos com outras universidades timorenses e escolas secundárias para a realização de mais atividades que expliquem aos jovens o que é a organização.

A Comissão de Preparação da Cimeira da CPLP, liderada pelo antigo presidente do Parlamento Nacional timorense, Francisco Guterres Lu-Ólo, tem como objetivo propor e organizar os assuntos a desenvolver durante o encontro de julho.

No último dia 23 de maio, o chefe da diplomacia timorense, José Luís Guterres, confirmou em conferência de imprensa que a Cimeira da CPLP vai realizar-se no dia 23 de julho, em Díli. A Cimeira de Díli poderá ficar marcada pela adesão da Guiné Equatorial à Comunidade de nações lusófonas.  :::

.
–– Extraído da Agência Lusa ––

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: