Articles

Emissão internacional de selos celebra oito séculos de Língua Portuguesa

In Defesa da Língua Portuguesa, Lusofonia e Diversidade, O Mundo de Língua Portuguesa on 26 de Maio de 2014 by ronsoar Tagged: , , , , , , ,

Da Agência Lusa, da Associação Oito Séculos de Língua Portuguesa, dos CTT-Correios de Portugal e dos Correios do Brasil

.
Uma emissão filatélica conjunta com os países lusófonos, a assinalar os oito séculos da Língua Portuguesa, foi lançada a 5 de maio de 2014 – Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

“Esta emissão filatélica foi proposta formalmente aos CTT pela Associação Oito Séculos da Língua Portuguesa, e será igualmente lançada por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, permitindo levar a toda a diáspora que tem o Português como Língua oficial um selo comemorativo de uma das Línguas mais faladas em todo o mundo”, lê-se no comunicado dos CTT-Correios de Portugal.

A efeméride foi estabelecida a partir da data de promulgação do testamento do rei D. Afonso II, datado de 27 de junho de 1214, “um dos textos mais antigos escritos na nossa Língua, tomado como referencial para estas comemorações”, esclarecem os CTT-Correios. “Existem dois exemplares deste testamento: a cópia que foi enviada ao arcebispo de Braga e aquela que foi enviada ao arcebispo de Santiago”, acrescentou a mesma fonte.

A Língua Portuguesa em sua forma arcaica há muito era falada pelo povo antes de ser documentada por escrito. Durante a Alta Idade Média, o latim foi a língua oficial da corte da primeira dinastia real portuguesa. O uso da Língua Portuguesa como oficial no Reino de Portugal foi chancelado nos documentos do reinado de D. Dinis, em 1296.

Os selos de Portugal, Brasil e Cabo Verde e o bloco filatélico dos CTT-Correios de Portugal celebrando a efeméride dos oito séculos da Língua Portuguesa. 

Os selos de Portugal, Brasil e Cabo Verde e o bloco filatélico dos CTT-Correios de Portugal celebrando a efeméride dos oito séculos da Língua Portuguesa.
 

–– As emissões dos selos dos Oito Séculos ––
A emissão é composta por um selo e um bloco filatélico, tendo a imagem do selo sido criada em Portugal pelo AF Atelier, e será a mesma em todos os países emissores lusófonos, “adaptada a cada um deles”, explica-se no comunicado do CTT.

Em Portugal serão emitidos 115 mil selos e cada um terá um valor facial de 80 cêntimos de euro. O bloco filatélico a ser apenas emitido em Portugal, nele figurando uma reprodução do testamento de D. Afonso II, terá uma tiragem de 40 mil exemplares e um valor facial de 2,50 euros. O selo português foi lançado na sede da CPLP, o Palácio Conde de Penafiel, em Lisboa.

A versão brasileira do selo tem tiragem de 900 mil selos e valor facial de 3 reais. Esta foi lançada no prédio da agência central dos Correios do Brasil, em São Paulo.

Os Correios de Cabo Verde lançaram a sua versão no dia 6 de maio em cerimónia realizada no auditório do Centro Cultural Português da Cidade da Praia sobre o Dia da Língua Portuguesa. O selo cabo-verdiano tem valor facial de 60 escudos.

.
–– Extraído da Agência Lusa, da Associação Oito Séculos de Língua Portuguesa, dos CTT-Correios de Portugal e dos Correios do Brasil ––

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: