Articles

Associação celebra 50 anos de Ensino do Português no Canadá

In Defesa da Língua Portuguesa, Língua Portuguesa Internacional on 24 de Maio de 2014 by ronsoar Tagged: , , , , , , ,

Da Agência Lusa

Em Toronto, no Canadá, foram celebrados os 50 anos da fundação da primeira escola de Língua Portuguesa no país da América do Norte. 

Em Toronto, no Canadá, foram celebrados os 50 anos da fundação da primeira escola de Língua Portuguesa no país da América do Norte.
 

.
A Aliança dos Clubes e Associações Portuguesas do Ontário (ACAPO), no Canadá, comemorou, no dia 4 de maio, em Toronto o 50.º aniversário da escola de português do First Portuguese Canadian Cultural Centre.

Assim, a ACAPO celebrou os 50 anos do Ensino do Português no Canadá, dentro das comemorações por ela organizadas da Semana de Portugal em Toronto, na ocasião do Dia da Língua Portuguesa e das Culturas da Lusofonia.

A Aliança dos Clubes e Associações Portuguesas do Ontário (ACAPO) foi fundada em Toronto a 10 de outubro de 1964, com uma primeira turma de 22 alunos.

O First Portuguese Canadian Cultural Centre, em Toronto: a mais antiga escola de Língua Portuguesa do Canadá.

O First Portuguese Canadian Cultural Centre, em Toronto: a mais antiga escola de Língua Portuguesa do Canadá.

Em 1968, através do Decreto-Lei 48.639, o First Portuguese ficou reconhecido pelo Governo da República Portuguesa como a primeira escola oficial portuguesa na América do Norte.

“É um sinónimo de vitalidade. Acho que esta oportunidade de celebrarmos estes 50 anos do Ensino do Português da nossa escola com a ACAPO vai dar um grande impulso à escola do First, mas também a todas as outras instituições que se dedicam à divulgação da cultura portuguesa, sobretudo da Língua”, disse à Agência Lusa Luís Filipe Garcez, presidente da direção do First Portuguese.

Comparando com o ensino de há décadas, o dirigente referiu que hoje existem “mais estímulos”, o mundo está em “mudança”, e realçou o ensino oficial da Língua Portuguesa em 11 países, alguns dos quais em perfeita “ascensão económica”.

A escola do First Portuguese conta no presente ano letivo com mais de 200 alunos, desde a pré-primária até ao 11.º ano, com idades compreendidas entre os seis e os 16 anos de idade.

Nas comemorações do cinquentenário daquela escola, a associação vai participar no dia 8 de junho na Parada do Dia de Portugal em Toronto, maior cidade da província do Ontário. No dia 11 de outubro, será realizado um jantar a assinalar a efeméride.

Calcula-se que existem no Canadá cerca de 550 mil portugueses e lusodescendentes, estando a grande maioria localizada na província do Ontário.  :::

.
–– Extraído da Agência Lusa ––

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: