Articles

Macau: Instituto Português do Oriente lança portal em linha de Ensino de Português

In Língua Portuguesa Internacional, O Mundo de Língua Portuguesa on 9 de Maio de 2014 by ronsoar Tagged: , , , , , , ,

Da Agência Lusa e do Instituto Português do Oriente (Macau, China)

O Instituto Português do Oriente lançou na Internet a Árvore de Recursos da Língua Portuguesa, portal voltado ao contexto do Ensino de Português em Macau e na China. 

O Instituto Português do Oriente lançou na Internet a Árvore de Recursos da Língua Portuguesa, portal voltado ao contexto do Ensino de Português em Macau e na China.
 

.
No 5 de Maio – Dia da Língua Portuguesa e das Culturas da CPLP – o Instituto Português do Oriente, de Macau, lançou em sua página na Internet uma ferramenta de apoio ao ensino e à aprendizagem da Língua Portuguesa.

Desenvolvida ao longo de um ano, a Árvore de Recursos da Língua Portuguesa (Arelp) é dirigida a formadores e aprendentes, na qual estão reunidos, de forma inovadora, 556 recursos disponíveis em linha e organizados em 12 categorias.

A Arelp permite aos docentes encontrar compilados em um só local os principais documentos de referência para o ensino de Português Língua Estrangeira (PLE) em vigor e materiais didáticos desenhados para uso em contexto letivo (na página Sala de Aula), bem como a ligação para ferramentas digitais que lhes permitirão criar materiais didáticos próprios, mais atrativos e adequados para os seus alunos (reunidos na página Ferramentas).

Aos aprendentes, são fornecidas ligações para alguns dos principais recursos de referência disponíveis na rede (na página Referência), meios de comunicação social em Língua Portuguesa (na página Comunicação Social), formas lúdicas de aprendizagem da Língua (em Sala de Aula e Jogos), ligações para conteúdos de natureza cultural em Língua Portuguesa (em Cinema, Música e Exposições) e comunidades em linha facilitadoras de aprendizagens não formais (em Redes).

Os investigadores podem também utilizar a Arelp para encontrar endereços na Internet para artigos científicos e teses de mestrado e de doutoramento produzidas recentemente sobre aspectos vários do ensino e da aprendizagem de Português Língua Estrangeira ou Português Língua Segunda.

Página principal do sítio da Árvore de Recursos da Língua Portuguesa, desenvolvido pelo Instituto Português do Oriente, de Macau, China. 

Página principal do sítio da Árvore de Recursos da Língua Portuguesa, desenvolvido pelo Instituto Português do Oriente, de Macau, China.
   

A criação da Árvore de Recursos da Língua Portuguesa foi voltada, na seleção dos recursos, para o contexto de Ensino do Português na China e na Região Administrativa Especial de Macau. Mas a sua base de dados pode ser usada como referência de ensino para professores, estudantes e investigadores de outras partes do mundo.

O lançamento da Arelp pretende, desse modo, reforçar também a dimensão do Instituto Português do Oriente como instituição em nível internacional para a formação e divulgação de conteúdos em linha na Internet para o Ensino de Português.

O Instituto Português do Oriente, que assinala 25 anos em setembro de 2014, é a instituição que reúne o maior número de estudantes em simultâneo de Língua Portuguesa na Ásia. :::

.
• Árvore de Recursos da Língua Portuguesa (Arelp), do sítio do Instituto Português do Oriente:
<http://ipor.mo/clp/recursos-didaticos/na-rede/>

• Vídeo do Instituto Português do Oriente – 8 Razões para Aprender Português (em chinês):
http://www.youtube.com/watch?v=fJpdbPqHX_E</embed&gt;

.
–– Extraído da Agência Lusa e do Instituto Português do Oriente (Macau, China) ––

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: