Articles

Cuba: estátua de Camões inaugurada no centro de Havana

In Língua Portuguesa Internacional on 8 de Maio de 2014 by ronsoar Tagged: , , , ,

Da Agência Lusa e do portal SAPO Notícias (Portugal)

.
Em pleno centro histórico de Havana, capital de Cuba, foi inaugurada em 29 de abril de 2014 a estátua em homenagem ao autor de Os Lusíadas e ao maior dos poetas da Língua Portuguesa  Luís de Camões.

A estátua foi doada pelo Instituto Camões ao Colégio Universitário San Gerónimo de Havana e encontra-se próxima aos espaços frequentados por alguns dos maiores nomes da literatura. São exemplos o Hotel Ambos Mundos, onde se hospedava o escritor norte-americano Ernest Hemingway (1899-1961) e cujo quarto é possível visitar; e também o café La Columnata Egipciana, frequentado por Eça de Queirós (1845-1900) e onde existe um painel de Almada-Negreiros (1893-1970).

A estátua de Camões no centro de Havana foi inaugurada em cerimónia com a presença do secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros da República Portuguesa, Luís Campos Ferreira. Esta foi a primeira vez, desde 2009, que um responsável governativo português visita Cuba em missão oficial, da qual resultaram diversos acordos de cooperação entre os dois países.

A inauguração da estátua de Camões contou com a presença dos embaixadores dos países lusófonos em Havana. 

A inauguração da estátua de Camões contou com a presença dos embaixadores dos países lusófonos em Havana.
 

A iniciativa de inaugurar a estátua de Camões em Havana é “uma homenagem não só a Portugal e a um escritor português, mas uma homenagem que Cuba quis prestar à Língua Portuguesa, que tem mais de 250 milhões de falantes e é a Língua mais falada no Hemisfério Sul”, afirmou Luís Campos Ferreira à Agência Lusa.

A cerimónia de entrega da estátua de Camões contou com a presença dos embaixadores dos países de Língua Portuguesa em Cuba.

No âmbito da visita, Portugal e Cuba assinaram um novo memorando para restabelecer relações políticas regulares entre os dois executivos. “Cuba está no radar dos grandes países e dos grandes interesses europeus. Portugal também sente essa oportunidade e Cuba deu a Portugal essa oportunidade”, afirmou Campos Ferreira justificando a aposta lusa neste país.  :::

.
 Extraído da Agência Lusa e do portal SAPO Notícias (Portugal) 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: