Articles

Fórum das comunicações de Língua Portuguesa em Cabo Verde: sobre média digitais

In Lusofonia e Diversidade, O Mundo de Língua Portuguesa on 1 de Maio de 2014 by ronsoar Tagged: , , , , ,

Da Agência Lusa e do portal SAPO Notícias (Cabo Verde)

.
O XXII Fórum da Associação Internacional das Comunicações de Expressão Portuguesa (AICEP), que decorreu nos dias 28 e 29 de abril na ilha cabo-verdiana do Sal, permitiu reforçar a cooperação entre os associados.

O fórum realizou-se com o tema As Comunicações e Media na Era Digital. É a quarta vez que Cabo Verde é o país escolhido para ser o anfitrião deste evento da AICEP.

O Ministro do Ensino Superior, Ciência e Inovação de Cabo Verde, António Correia e Silva, que presidiu à sessão de abertura deste fórum, defendeu na sua intervenção a necessidade de se alargar o acesso à informação e trazer a cultura digital para o meio académico dos países lusófonos através de universidades abertas.

Francisco Lacerda, PCA (presidente do Conselho Administrativo) dos CTT – Correios de Portugal, que também falou durante a sessão de abertura, considerou que vivemos atualmente “tempos de grandes mudanças assentes num novo modelo de criação, difusão e uso do conhecimento. A sociedade e a economia que lhe está subjacente baseiam-se na evolução da tecnologia da informação como base material indispensável à sua criação, porque o mundo real está cada vez mais on line [em linha]”.

Correios e encomendas, conteúdos dos média, telecomunicações e televisão digital: estes foram os painéis do Fórum da AICEP, na Ilha do Sal, em Cabo Verde. 

Correios e encomendas, conteúdos dos média, telecomunicações e televisão digital: estes foram os painéis do Fórum da AICEP, na Ilha do Sal, em Cabo Verde.
 

Citado em 29 de abril pela imprensa cabo-verdiana, João Caboz Santana, presidente da AICEP, salientou o “sucesso” do encontro e enalteceu a troca de experiências em torno das comunicações na era digital.

Para Caboz Santana, a questão transversal a todos os mercados das comunicações é a mesma, a necessidade de se transformarem para vencer o desafio do digital.

Durante dois dias, os participantes analisaram os novos desafios das comunicações e dos média na era digital na presença de todos os países e territórios de expressão portuguesa. Pela primeira vez, o evento da AICEP contou com transmissão em direto através da Internet.

Correios e encomendas, conteúdos dos média, telecomunicações e televisão digital: estes foram os painéis do fórum, que contou com a participação de representantes vindos de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau (na China), Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe. A próxima edição do Fórum da AICEP será em Lisboa, em 2015.  :::

.
–– Extraído da Agência Lusa e do portal SAPO Notícias (Cabo Verde) ––

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: