Articles

Universidade de Coimbra usará nota do ENEM para admissão de estudantes brasileiros

In Lusofonia e Diversidade, O Mundo de Língua Portuguesa on 30 de Abril de 2014 by ronsoar Tagged: , , , ,

Da Agência Estado (São Paulo, Brasil)
24 de abril de 2014

.
:::
 Pela primeira vez, a Universidade de Coimbra adotará a nota do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) para a seleção de candidatos brasileiros.  :::

A universidade portuguesa, uma das mais tradicionais do mundo, informa em sua página na Internet que os estudantes brasileiros interessados em fazer toda a graduação em Coimbra poderão usar as notas obtidas nos exames de 2011, 2012 ou 2013 para sua candidatura.

As notas das provas e da redação terão pesos diferentes conforme o curso escolhido pelo aluno. A instituição oferece cursos como direito, economia e biologia. A mensalidade é de 700 euros (ou 2.168 reais), segundo o sítio da instituição na Internet. Também está disponível na Internet uma tabela com os pesos das pontuações para as provas.

Segundo o vice-reitor da Universidade de Coimbra, Joaquim Ramos de Carvalho, o ENEM tem padrão elevado de qualidade e a medida deve facilitar a mobilidade de estudantes brasileiros. “O ENEM já é o exame de acesso de várias boas universidades brasileiras e avaliamos que também serviria de qualificação para nossos candidatos”, afirma.

“Não faz sentido obrigar os estudantes brasileiros que já fizeram o ENEM a passarem por outro processo seletivo difícil”, argumenta Joaquim Ramos de Carvalho.

A Universidade de Coimbra tornou-se a primeira instituição acadêmica do exterior a aceitar o exame brasileiro como critério de admissão. A universidade criou na Internet um sítio especialmente dirigido a estudantes e pesquisadores brasileiros, onde se encontram todas as informações úteis, como os cursos oferecidos, as linhas de pesquisa realizadas, o financiamento e as informações práticas para preparação de uma mudança para Coimbra.

Fundada através de documento assinado em Leiria pelo rei D. Dinis em 1 de março de 1290, a Universidade de Coimbra foi considerada em 2013 Patrimônio Mundial da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Atualmente 2.059 alunos do Brasil estudam na instituição de Coimbra.

–– Sobre o ENEM brasileiro ––
Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio é usado para selecionar ingressantes nos cursos superiores de faculdades e universidades federais por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

Também pode ser utilizado para concorrer a vagas em instituições privadas brasileiras de ensino superior, por meio do Prouni (Programa Universidade para Todos) ou para obter financiamento pelo FIES (Fundo de Financiamento Estudantil), ambos programas do Ministério da Educação do Brasil.

O ENEM está a cargo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), órgão subordinado ao Ministério da Educação brasileiro. O teste deve ser realizado no Brasil nos dias 8 e 9 de novembro.

.
• Sítio de informação para candidatos brasileiros da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal):
<http://www.uc.pt/brasil>

.
–– Extraído da Agência Estado (São Paulo, Brasil) ––

Uma resposta to “Universidade de Coimbra usará nota do ENEM para admissão de estudantes brasileiros”

  1. Grande Ronsoar! sempre atento a estas noticias,

    sei que este não é o canal próprio para contacto,
    mas resta-me esta tentativa,
    tenho pena de não lhe ter visto no segundo congresso da cidadania lusófona 16042014 em Lisboa
    posso ficar com o seu contacto? o meu é joaofradinhooliveira@gmail.com

    Abraço
    João

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: