Articles

São Paulo homenageada na Feira do Livro de Buenos Aires

In Lusofonia e Diversidade, O Mundo de Língua Portuguesa on 24 de Abril de 2014 by ronsoar Tagged: , , ,

Da Agência EFE e da Fundación El Libro (Buenos Aires, Argentina)
23 de abril de 2014

.
A 40ª. Feira Internacional do Livro de Buenos Aires receberá este ano a cidade de São Paulo como a sua “Cidade Convidada de Honra”, como foi o caso de Amsterdã na edição de 2013.

O prefeito da cidade de São Paulo, Fernando Haddad, e o chefe de Governo da Cidade de Buenos Aires, Mauricio Macri, abriram a 40ª. Feira do Livro portenha. Ambos os chefes de Governo assinarão convênios de cooperação entre Buenos Aires e São Paulo.

Uma ampla comitiva formada por funcionários, escritores, sociólogos, músicos e editores vinda da maior cidade brasileira estará presentes na Feira do Livro como uma forma de unir culturalmente as duas maiores cidades da América do Sul.

São Paulo é a cidade que abriga o Museu da Língua Portuguesa e a internacionalmente conhecida Bienal de Arte, além da maior Bienal do Livro da América do Sul. Sua música, suas tradições e seus autores serão as estrelas da Feira do Livro de Buenos Aires em sua edição de 2014, segundo os organizadores do evento. O destaque especial é para a produção literária e cultural da periferia da metrópole paulista, a ser apresentada em saraus pelas ruas portenhas.

Alguns dos autores convidados à Feira são escritores de peso, como o Nobel sul-africano John M. Coetzee e o campeão de vendas norte-americano Paul Auster. Ambos estarão em uma mesa redonda no dia 27 de abril.

A participação paulistana na Feira do Livro da capital argentina contará com o apoio da Embaixada do Brasil na Argentina, da Secretaria de Cultura da Cidade de São Paulo e da Câmara Brasileira do Livro.

No decorrer do programa da “Cidade Convidada de Honra”, acontecerão três conferências magistrais que abordarão diferentes perspectivas: social, econômica e política – a relação entre duas das cidades mais importantes da América Latina: Buenos Aires e São Paulo.

De forma inédita, a literatura, o teatro e a música paulistanos ultrapassarão os limites da feira, na Avenida Sarmiento, em Palermo, e tomarão os bairros vizinhos, confraternizando com a população nas ruas.

A Feira Internacional do Livro de Buenos Aires, que homenageia São Paulo em sua 40ª. edição, reúne 1.500 expositores de mais de 40 países e espera atrair mais de um milhão de visitantes. 

A Feira Internacional do Livro de Buenos Aires, que homenageia São Paulo em sua 40ª. edição, reúne 1.500 expositores de mais de 40 países e espera atrair mais de um milhão de visitantes.
 

–– “São Paulo apresentará a si mesma e a sua cultura” ––
“São Paulo não vem para nos contar o que é o Brasil: é uma cultura que conhecemos bem. O que interessa à cidade é apresentar a si mesma, é mostrar-nos sua cultura em primeira pessoa e sem intermediários”, explicou Gabriela Adamo, diretora executiva da Fundación El Libro, que organiza a feira, à agência oficial de notícias Télam.

“Há mais de uma década, a Feira do Livro de Buenos Aires é inaugurada por um autor argentino de destaque”, explica a organização em seu sítio na Internet. “Para comemorar nossos 40 anos, convidamos uma das pessoas mais talentosas, admiradas e internacionalmente reconhecidas da Argentina: Quino.”

O célebre quadrinista protagonizará o ato de abertura de um evento que ele mesmo descreveu como “um momento cultural importantíssimo para a vida de Buenos Aires” e da Argentina em geral.

Com cerca de 1.500 expositores de mais de 40 países, a 40ª Feira Internacional do Livro de Buenos Aires espera receber, como nas duas últimas edições, mais de um milhão de visitantes. A Feira do Livro da capital argentina ocorre de 24 de abril a 12 de maio.  :::

.
• 40 ª. Feira Internacional do Livro de Buenos Aires, Argentina:
<http://www.el-libro.org.ar>

.
–– Extraído da Agência EFE e da Fundación El Libro (Buenos Aires, Argentina) ––

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: