Articles

Brasil cria Comissão Nacional junto ao IILP

In Língua Portuguesa Internacional, O Mundo de Língua Portuguesa on 14 de Abril de 2014 by ronsoar Tagged: , , , ,

Do Ministério da Educação do Brasil
11 de abril de 2014

O linguista Carlos Alberto Faraco foi nomeado coordenador da representação brasileira no IILP: "Há um interesse geral pela Língua Portuguesa no mundo inteiro." 

O linguista Carlos Alberto Faraco foi nomeado coordenador da representação brasileira no IILP: “Há um interesse geral pela Língua Portuguesa no mundo inteiro.”
 

Foi instituída no Ministério da Educação do Brasil (MEC), a Comissão Nacional do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). A iniciativa é resultado de uma portaria conjunta dos ministérios da Educação, da Cultura e das Relações Exteriores.

Essa comissão passará a fazer a representação brasileira junto ao IILP. O instituto, com sede na Cidade da Praia, Cabo Verde, é responsável por definir políticas multilaterais para atender a crescente demanda pelo aprendizado da Língua Portuguesa no mundo.

A comissão será composta por representantes da assessoria internacional do MEC; da Divisão de Promoção da Língua Portuguesa, do Ministério das Relações Exteriores; da Divisão de Relações Internacionais, do Ministério da Cultura; e da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).

Segundo o coordenador da comissão, Carlos Alberto Faraco, o objetivo do novo órgão brasileiro a longo prazo é a consolidação de uma visão estratégica do Brasil em relação à Língua Portuguesa.

Nomeado ao cargo recém-criado pelo Ministério da Educação, Carlos Alberto Faraco ressaltou o facto de que a importância da Língua Portuguesa está em expansão. “Há um interesse geral pelo conhecimento e aprendizado da Língua Portuguesa no mundo inteiro. Ao Instituto Internacional da Língua Portuguesa da CPLP cabe definir políticas multilaterais no sentido de atender à demanda”, destacou.

O IILP está a desenvolver dois importantes projetos: o Vocabulário Ortográfico Comum da Língua Portuguesa e a plataforma do Portal do Professor de Português Língua Estrangeira.

Os oito países que compõem a CPLP, como Estados-membros plenos, são Brasil, Portugal, Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Timor-Leste. Cada um desses países tem sua própria comissão. A portaria interministerial que institui a comissão brasileira é a de nº 12, de 15 de agosto de 2013.  :::

.
–– Extraído do Ministério da Educação do Brasil ––

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: