Articles

Espanha: Lei para o Aproveitamento da Língua Portuguesa entra em vigor na Galiza

In Defesa da Língua Portuguesa, Língua Portuguesa Internacional on 11 de Abril de 2014 by ronsoar Tagged: , , , , ,

Da Agência Lusa
8 de abril de 2014

.
:::  A lei estipula igualmente que “deverão ser promovidas as relações a todos os níveis com os países de Língua oficial portuguesa, constituindo este um objetivo estratégico do Governo galego”.  :::

O presidente da Junta da Galiza, Alberto Núñez Feijóo: "É preciso fomentar o ensino e a aprendizagem do português para que se aproveite a nossa vantagem linguística e para aprofundar os laços históricos que unem a Galiza ao mundo lusófono." 

O presidente da Junta da Galiza, Alberto Núñez Feijóo: “É preciso fomentar o ensino e a aprendizagem do português para que se aproveite a nossa vantagem linguística e para aprofundar os laços históricos que unem a Galiza ao mundo lusófono.”
 

O Presidente da Junta da Galiza, Alberto Núñez Feijóo, promulgou em 8 de abril a lei que prevê investimentos no Ensino do Português, argumentando que, por ser próximo do galego, representa “uma vantagem competitiva”, dando à região “projeção internacional”.

Intitulada como Lei para o Aproveitamento da Língua Portuguesa e Vínculos com a Lusofonia, foi publicada no Diário Oficial de Galiza, no mesmo dia 8 de abril. A lei entrou em vigor na quarta-feira, dia 9, comprometendo-se “os poderes públicos galegos” a promover “o conhecimento da Língua Portuguesa e das culturas lusófonas para aprofundar os laços históricos que unem a Galiza aos países e comunidades de Língua Portuguesa”, lê-se no documento.

Outra das razões para a aprovação desta disposição legal prende-se com o “caráter estratégico que para a Galiza têm as relações económicas e sociais no âmbito da Eurorregião Galiza-Norte de Portugal”.

“O português, nascido na velha Gallaecia, é idioma de trabalho de vinte organizações internacionais, incluindo a União Europeia, assim como Língua oficial de nove países e do território de Macau, na China. Entre eles, figuram potências económicas como o Brasil e outras economias emergentes. É a Língua mais falada no conjunto do Hemisfério Sul”, frisa-se na “Exposição de Motivos” do texto.

Assim defende o Presidente do Governo regional galego, Alberto Núñez Feijóo, no texto da nova lei galega: “É preciso fomentar o ensino e a aprendizagem do português, com o objetivo, entre outros, de que empresas e instituições aproveitem a nossa vantagem linguística, um valor que evidencia a importância mundial do idioma oficial de um país vizinho, tendo em conta também o crescente papel de blocos como a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).”

Segundo o responsável, “a língua própria da Galiza, pelo facto de ser intercompreensível com o português, outorga uma valiosa vantagem competitiva à cidadania galega em muitas vertentes, nomeadamente na cultural, mas também na económica”.

Por essa razão, Feijóo sustenta: “Devemos dotar-nos de métodos formativos e comunicativos que nos permitam desenvolver-nos com naturalidade em uma Língua que nos é próxima e que nos concede uma grande projeção internacional.”

Assim, “para a melhoria do desenvolvimento social, económico e cultural galego, as autoridades devem promover todas as medidas possíveis para melhor valorizar esta vantagem histórica”, sublinha o documento, a começar pela “incorporação progressiva da aprendizagem da Língua Portuguesa no âmbito das competências em línguas estrangeiras nos centros de ensino da Comunidade Autónoma da Galiza”.

“A Junta da Galiza promoverá e estimulará a adoção de serviços de meios audiovisuais sem fronteiras, com o fim de favorecer e permitir a reciprocidade das emissões televisivas e radiofónicas entre a Comunidade Autónoma da Galiza e a República Portuguesa, com a qual compartilha património linguístico”, anunciou o texto da lei da Língua Portuguesa para a Galiza.  :::

–– Nota: ––
–(*)–  A Junta da Galiza [Xunta de Galicia, em galego] é o órgão colegiado que exerce a função executiva de Governo da Comunidade Autónoma da Galiza, cuja sede localiza-se em Santiago de Compostela.

.
Clique aqui para ter acesso ao texto integral da Lei para o Aproveitamento da Língua Portuguesa e Vínculos com a Lusofonia, no sítio do Diário Oficial de Galiza (em galego).

A tradução do texto da Lei para o Aproveitamento da Língua Portuguesa e Vínculos com a Lusofonia está aqui disponível no sítio do Observatório da Língua Portuguesa.

.
–– Extraído da Agência Lusa ––

.
*              *              *

Leia também:
• Parlamento da Galiza aprova por unanimidade lei de promoção da Língua Portuguesa – 11 de março de 2014
• Aprovada iniciativa popular de afirmação da Galiza na Lusofonia – 20 de maio de 2013
• A Língua Portuguesa quer voltar à Galiza – 19 de julho de 2012

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: