Articles

Conferência ‘Promoção e Difusão da Língua Portuguesa’ na Universidade de Aveiro

In Defesa da Língua Portuguesa, Língua Portuguesa Internacional, Lusofonia e Diversidade on 8 de Abril de 2014 by ronsoar Tagged: , , , , ,

Da Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
1 de abril de 2014

Discutir o papel e a relevância da Língua Portuguesa no mundo científico, no universo empresarial e na Universidade de Aveiro é o que se pretende com a conferência Promoção e Difusão da Língua Portuguesa, que se realiza dia 11 de abril, a partir das 9 horas e 30, no auditório da Reitoria.

Este evento é organizado pela Comissão Temática de Promoção e Difusão da Língua Portuguesa, dos Observadores Consultivos da CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa).

A relevância e o reconhecimento que a Língua Portuguesa tem atualmente no mundo fizeram com que ela se transformasse em um “idioma estratégico de comunicação e um fator gerador de novas oportunidades empresariais”, de acordo com a página oficial da conferência na universidade portuguesa.

A todos quantos são “atores diários da utilização e partilha desta verdadeira Língua franca, compete a sua promoção para que também se possa afirmar de modo consistente em outras dimensões, nomeadamente nos contextos cultural, educativo, científico, e de concertação internacional”.

Assim, a conferência tem como objetivo “enfatizar o papel determinante que diferentes instituições têm assumido na difusão da Língua Portuguesa, realçando-se as iniciativas desenvolvidas pela Universidade de Aveiro através de programas de cooperação nos domínios do ensino e da investigação”.

Trata-se ainda de uma “oportunidade para uma reflexão sobre as orientações do Plano de Ação de Lisboa aprovado pela II Conferência Internacional sobre a Língua Portuguesa no Sistema Mundial”, que decorreu em Lisboa em outubro de 2013. Este tema vai ser apresentado pela presidente do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, Ana Paula Laborinho, na conferência de abertura.

Os restantes temas em debate são: “Promoção e Difusão da Língua Portuguesa no Mundo Científico”, “A Promoção e Difusão da Língua Portuguesa através do Universo Empresarial” e “A Promoção e Difusão da Língua Portuguesa na Universidade de Aveiro”, com um muito relevante painel de convidados e intervenientes.

Para discutir estes temas, vão estar presentes docentes e investigadores de universidades portuguesas, de Moçambique e de Timor-Leste, além de empresários, governantes e representantes de instituições parceiras deste evento ligadas à Língua Portuguesa.

.
Na sessão de abertura, às 10 horas, estarão reunidos o secretário-executivo da CPLP, embaixador Murade Isaac Murargy; o reitor da Universidade de Aveiro, Manuel António Assunção; o presidente do Observatório da Língua Portuguesa, Eugénio Anacoreta Correia; e o representante da presidência de Moçambique da CPLP, Faizal Cassam.

A organização do evento conta ainda com o apoio da Associação das Universidades de Língua Portuguesa, Confederação Empresarial da CPLP, Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Instituto Internacional de Macau e Observatório da Língua Portuguesa.

• Colaboram ainda com a conferência na Universidade de Aveiro:
Academia Galega da Língua Portuguesa; Associação Académica da Universidade de Aveiro; Associação Amparar Timor – Tane Timor; Associação Cultural Chá de Caxinde; Associação Cultural Coração em Malaca; Associação de Escritores da Guiné-Bissau; Associação de Estudantes Cabo-Verdianos em Aveiro; Associação de Estudantes Santomenses da Universidade de Aveiro; Associação de Filhos e Amigos da Guiné-Bissau – Mon na Mon; Associação Internacional de Lusitanistas; Associação de Médicos, Escritores e Artistas de Moçambique; Casa de Goa em Lisboa; Círculo de Escritores Moçambicanos na Diáspora; Elos Internacional da Comunidade Lusíada; Federação das Organizações Cabo-Verdianas em Portugal; União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA); e União Nacional de Escritores e Artistas de São Tomé e Príncipe.

A participação neste evento é gratuita, mas é obrigatória a inscrição até ao dia 9 de abril.

Clique aqui para ter acesso ao programa completo da conferência Promoção e Difusão da Língua Portuguesa no sítio da Universidade do Aveiro.

.
–– Extraído da Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal) ––

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: