Articles

Nações Unidas lançam na Internet sítio de direitos humanos em Língua Portuguesa

In Língua Portuguesa Internacional, O Mundo de Língua Portuguesa on 4 de Abril de 2014 by ronsoar Tagged: , , , ,

Da Agência Brasil e do sítio ONU Brasil
1 de abril de 2014

.
O Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio), com sede no Rio de Janeiro, lançou sítio na Internet em Língua Portuguesa inteiramente dedicado aos direitos humanos.

Além de conhecer factos históricos relacionados às conquistas dos direitos humanos e o funcionamento de seu sistema internacional, o usuário pode baixar gratuitamente a Declaração Universal dos Direitos Humanos, entre outros documentos.

A página dá ênfase aos 20 anos de conquistas desde a criação do cargo de Alto Comissário da ONU para os Direitos Humanos, em 1993.

A atual detentora do cargo é a sul-africana Navi Pillay, antiga juíza da Corte Penal Internacional, com a experiência de ter sido presidente do Tribunal Penal Internacional da ONU para Ruanda, que julgou os autores dos massacres ocorridos nesse país africano em 1994.

.
Um dos antecessores de Navi Pillay como Alto Comissário para os Direitos Humanos foi o brasileiro Sérgio Vieira de Mello, que morreu no exercício do cargo em um atentado em Bagdá, Iraque, em 2003.

O Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos tem sua sede em Genebra, Suíça, e possui um escritório na sede das Nações Unidas, em Nova York, Estados Unidos da América.

–– Declaração Universal dos Direitos Humanos em formato PDF ––
O sítio ainda apresenta o contexto histórico da implementação da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948 que, segundo a Organização das Nações Unidas, é o documento atualmente mais traduzido do mundo, para 419 idiomas.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948 foi “elaborada por representantes de diferentes origens jurídicas e culturais de todas as regiões do mundo”, para servir como “uma norma comum a ser alcançada por todos os povos e nações. Ela estabelece, pela primeira vez, a proteção universal dos direitos humanos”, diz a página da ONU.

No sítio, o público também aprende como denunciar violações de direitos humanos à ONU. O serviço ainda oferece vídeos e notícias atualizadas diariamente sobre o assunto.

A assessoria do UNIC Rio informou que a ideia de criar a página surgiu frente à grande procura sobre este assunto no Brasil e à falta de um espaço virtual que concentrasse informação, documentos e notícias em Língua Portuguesa a respeito dos direitos humanos.  :::

.
Clique aqui para descarregar em seu computador ou telemóvel o documento das Nações Unidas em formato PDF com a Declaração Universal dos Direitos Humanos em português.

• Sítio da Declaração Universal dos Direitos Humanos, da Organização das Nações Unidas:
<http://www.dudh.org.br>

.
–– Extraído da Agência Brasil e do sítio ONU Brasil ––

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: