Articles

Observatório da Língua Portuguesa lança Biblioteca de Livros Digitais para a Cidadania

In Lusofonia e Diversidade, O Mundo de Língua Portuguesa on 31 de Março de 2014 by ronsoar Tagged: , , , , , ,

Do Observatório da Língua Portuguesa
29 de março de 2014

.
O Observatório da Língua Portuguesa, em parceria com a Associação para o Voluntariado de Leitura (AVL), está a criar a Biblioteca de Livros Digitais (BLD) com obras dirigidas a crianças e jovens, centradas em temas de cidadania.

O projeto integra-se no programa Cidadania Ativa, cujo “objetivo primordial é o fortalecimento da sociedade civil portuguesa e o progresso da justiça social, da defesa dos valores democráticos e do desenvolvimento sustentável”, informou o Observatório em comunicado.

A Biblioteca de Livros Digitais para a Cidadania e Interculturalidade (BLD) será colocada em uma plataforma do sítio de Internet do Observatório da Língua Portuguesa. De acordo com o Observatório, o acervo de livros digitais potenciará também a projeção da Língua Portuguesa como veículo de ensino e aprendizagem, transmissora de valores humanísticos.

Na fase de arranque, a biblioteca será constituída por 15 volumes, destinados aos estudantes do Ensino Básico e Secundário, e potenciará a inclusão de crianças em risco.

 

“Os livros digitais a produzir abordarão o valor da democracia e da participação cívica, a defesa dos direitos das minorias e da igualdade de género, o combate contra discriminações e desigualdades sociais, o racismo, a xenofobia, a linguagem de ódio, induzindo a compreensão intercultural, a interiorização de valores de tolerância e o respeito mútuo, a partir do conhecimento e reflexão sobre diversas realidades culturais”, explica o comunicado do Observatório.

Complementarmente, serão elaborados vídeos com sugestões de abordagem pedagógica e de atividades relacionadas com os livros publicados, de forma a dinamizar a sua utilização pelos docentes, pelos voluntários de leitura e pelas famílias.

Este projeto é financiado pela Noruega, pelo Liechtenstein e pela Islândia, no âmbito dos Fundos do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu, destinados às organizações não governamentais (ONGs), sendo a Fundação Calouste Gulbenkian a entidade gestora que lançou o concurso para o programa dirigido às ONGs.

 

O Observatório da Língua Portuguesa, como promotor, e a Associação para o Voluntariado de Leitura (AVL), como parceiro, consideraram que o programa abria novas perspetivas nas atividades das duas organizações e decidiram concorrer com a apresentação do projeto Biblioteca de Livros Digitais para a Cidadania e Interculturalidade.

O processo de candidatura decorreu em duas fases de seleção, tendo a decisão final determinado a sua aprovação e financiamento para uma execução ao longo de 2014 e 2015. A responsabilidade dessa execução cabe ao Observatório da Língua Portuguesa, presidido por Eugénio Anacoreta Correia, e à AVL, presidida por Isabel Alçada, sendo coordenadora do projeto Maria Eduarda Boal, também membro do Observatório.  :::

.
Clique aqui para acessar o Programa Cidadania Ativa no sítio da Fundação Calouste Gulbenkian – Lisboa, Portugal.

.
–– Extraído do Observatório da Língua Portuguesa ––

Deixe um comentário