Articles

Língua Portuguesa: contrastes e balanços – Ana Sousa Martins

In Defesa da Língua Portuguesa, Língua Portuguesa Internacional on 10 de Março de 2014 by ronsoar Tagged: , , , ,

A linguista Ana Martins, da Universidade de Lisboa, fez observações críticas quanto ao Ensino de Português no exterior.

 

A linguista portuguesa Ana Sousa Martins está vinculada à Universidade de Lisboa e é consultora do sítio Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. No programa de rádio Páginas de Português, da Antena 2, a especialista declarou que muito ainda precisa ser feito para garantir um Ensino de Português de qualidade no exterior.

A linguista teceu críticas às recomendações listadas pela II Conferência Internacional sobre o Futuro da Língua Portuguesa no Sistema Mundial, em Lisboa – evento este em que se elaborou o Plano de Ação de Lisboa, para a projeção da Língua Portuguesa visando a comunicação das ciências, da inovação e das tecnologias de ponta.

Ana Martins observou que “os títulos das notícias sobre a Conferência patenteavam uma euforia surpreendente e, no fundo, plasmavam as declarações recolhidas”. E declarou que a lista de recomendações resultantes da Conferência apresentam um “grau de vagueza”.

A linguista lança sugestões de medidas para garantir o Ensino de Língua Portuguesa de qualidade no exterior, com disponibilização de meios, de estruturas e de recursos digitais.

A principal recomendação lançada pela linguista é a criação de “um plano curricular integrador de todas as variedades do português, que fixe os níveis de proficiência para o Português”, para que seja “uma referência de trabalho comum para os professores de português em todo o mundo”.

A seguir, a crónica publicada no Ciberdúvidas da Língua Portuguesa com o texto de Ana Sousa Martins, sobre o Ensino de Português no exterior – veiculada originalmente no programa Páginas de Português, da rádio Antena 2 (de Portugal), na edição de 29 de dezembro de 2013.

.
*              *              *

–– Língua portuguesa: contrastes e balanços ––

Ana Sousa Martins
do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
7 de março de 2014

.
:::  No ano de 2014, continua ainda muito por fazer quanto a um ensino que promova adequadamente o português para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo – é a conclusão das observações de Ana Sousa Martins numa crónica transmitida em finais de 2013 no programa Páginas de Português (da rádio Antena 2, de Portugal).  :::

.
Numa altura de fim de ano, em que é comum fazerem-se balanços, vale a pena olhar para o que se diz e o que se faz (ou não se faz) pelo Ensino da Língua Portuguesa no mundo.

Antes e depois da II Conferência Internacional sobre o Futuro da Língua Portuguesa no Sistema Mundial, que decorreu no final de outubro deste ano de 2013, os títulos das notícias sobre a Conferência patenteavam uma euforia surpreendente e, no fundo, plasmavam as declarações recolhidas.

Por exemplo, Ana Paula Laborinho, presidente do Instituto Camões, declarava que o português é a quinta língua mais usada na Internet, quando em 2012, António Branco [da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa], que tinha participado num estudo europeu sobre tecnologia da linguagem, afirmava que o desenvolvimento da tecnologia da linguagem para a Língua Portuguesa apresenta um nível muito baixo, ou mesmo nulo.

O professor Carlos Ascenção André, da Universidade de Coimbra, afirmava que na China há 28 instituições de ensino superior, onde 1.350 estudantes aprendem português, mas reconhecia também que 65% dos professores de português são chineses e têm problemas em falar a Língua.

Por sua vez, José Paulo Esperança, coordenador do estudo do ISCTE [Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, de Lisboa] sobre o valor da Língua Portuguesa em 2008, afirmava que o valor apurado – 17% do PIB – se mantém atual. No entanto, em 2008 também, Carlos Reis [antigo reitor da Universidade Aberta, de Portugal] advertia que existe uma grande disparidade entre o universo falante de português e a efetiva influência internacional da Língua Portuguesa – e esta realidade também se mantém atual.

O grau de vagueza das recomendações listadas no final deste Congresso também não augura nada de bom.

E no entanto, o que falta fazer está bem à vista:
• Faltam recursos digitais em abundância disponibilizados na Web de aprendizagem do Português Língua Estrangeira;
• Áudios, vídeos e exercícios interativos, apresentados de modo estruturado e graduado, que visem diferentes perfis de aprendentes;
• Faltam coleções de livros adaptados para leitura extensiva de Português Língua Estrangeira;
• Faltam publicações abundantes de exames internacionais de avaliação de proficiência em Português;
• E falta um plano curricular integrador de todas as variedades do português, que fixe os níveis de proficiência para o Português e apresente de modo sistemático e exaustivo os pressupostos necessários para determinar os objetivos e conteúdos de aprendizagem, e assim ser uma referência de trabalho comum para os professores de português em todo o mundo.

Não está aqui em causa ser otimista ou pessimista em relação ao futuro da Língua Portuguesa. O que quero fazer é notar que os otimismos esfusiantes têm o efeito pernicioso de deixar estar tudo como está. E o que está não está bem.  :::

.
MARTINS, Ana Sousa. Língua Portuguesa: contrastes e balanços.
Extraído do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa.
Publicado em: 07 mar. 2014.

.
*              *              *

.
Leia também:
Recomendações da II Conferência Internacional sobre a Língua Portuguesa no Sistema Mundial – 23 de dezembro de 2013
Diplomatas confiam na projeção da Língua Portuguesa no mundo – 04 de março de 2013
Os desafios da Língua Portuguesa na Era Digital – 20 de novembro de 2012
“Língua Portuguesa pode perder-se na era digital’, alerta cientista da Universidade de Lisboa – 16 de novembro de 2012

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: