Articles

O Plano de Ação de Lisboa sobre o Futuro da Língua Portuguesa no Sistema Mundial

In Defesa da Língua Portuguesa, Língua Portuguesa Internacional on 2 de Março de 2014 by ronsoar Tagged: , , , , , ,

.
No dia 20 de fevereiro, ocorreu a XII Reunião Extraordinária do Conselho de Ministros da CPLP, em Maputo, capital de Moçambique. Tratava-se da reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros e das Relações Exteriores dos governos dos oito países de Língua oficial portuguesa.

Nesta reunião, foi aprovado o Plano de Ação de Lisboa, elaborado na capital portuguesa durante a II Conferência Internacional sobre o Futuro da Língua Portuguesa no Sistema Mundial.

A conferência, realizada de 29 a 31 de outubro de 2013, teve como tema central o uso e a difusão da Língua Portuguesa para a expressão das ciências – sobretudo as ciências avançadas e as tecnologias de ponta.

O documento da CPLP aprovado na reunião extraordinária em Maputo será levado aos chefes de Estado e de Governo lusófonos que estarão na III Cimeira da CPLP, a ser realizada em Díli, capital do Timor-Leste, com datas confirmadas entre os dias 20 e 25 de julho de 2014.

–– Realismo e ambição: defesa da Língua Portuguesa e do multilinguismo no mundo ––
“O futuro da Língua Portuguesa no sistema mundial deve ser encarado com realismo, mas também com ambição, porque é uma das grandes Línguas de comunicação internacional e a primeira que muitos habitantes do planeta aprendem a falar”, diz o documento do Plano de Ação de Lisboa.

O texto também lembra que “a Língua Portuguesa é multinacional, partilhada por cidadãos de diferentes países e está presente, de modo vivo e dinâmico, em comunidades de todo o mundo, nas quais possui diferentes estatutos”.

Assim como defende o multilinguismo no mundo, o documento também reafirma a defesa e a preservação das línguas locais nos países da CPLP. “Tanto nesse espaço como nas diásporas e noutras comunidades, a Língua Portuguesa beneficia desse convívio e enriquece-se com o multilinguismo.”

O Plano de Ação de Lisboa foi elaborado durante a II Conferência Internacional sobre o Futuro da Língua Portuguesa no Sistema Mundial.
 

O documento lança diretrizes para elaboração de políticas nas seguintes áreas estratégicas:
a) Uso e promoção da Língua Portuguesa no desenvolvimento científico, nas tecnologias de ponta, na investigação científica e na inovação;
b) Desenvolvimento de terminologias científicas em Língua Portuguesa;
c) Divulgação da investigação científica em português nos meios digitais;
d) Promoção da Língua Portuguesa para o uso corporativo, para o empreendedorismo e para os meios económicos, inclusive a economia criativa;
e) Incentivos ao Ensino de Português nos países lusófonos e nas comunidades lusófonas espalhadas pelo mundo;
f) União de esforços e maior cooperação entre os países da CPLP para promover o ensino internacional da Língua Portuguesa;
g) Desenvolvimento de ações concertadas para o uso e a promoção da Língua Portuguesa na Organização das Nações Unidas (ONU) e em todos os grandes organismos internacionais.

O documento do Plano de Ação de Lisboa fez ainda uma análise positiva dos resultados alcançados pelo Plano de Ação de Brasília, com destaque para:
a) A realização dos quatro Colóquios Internacionais sobre o Futuro da Língua Portuguesa promovidos pelo Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP);
b) O lançamento do Portal do Professor de Português Língua Estrangeira;
c) O avanço dos trabalhos para a elaboração do Vocabulário Ortográfico Comum da Língua Portuguesa, com base nos Vocabulários Ortográficos Nacionais;
d) A ratificação, na maior parte do mundo lusófono, do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

O Plano de Ação de Lisboa ainda recomenda aos Estados-membros da CPLP investimentos para formar tradutores e intérpretes de Língua Portuguesa para os órgãos internacionais, para fortalecer as Comissões Nacionais do IILP, para dar suporte técnico à Língua nos meios informáticos, para formar professores de Língua Portuguesa no exterior e para estimular a comunicação em português nas empresas e nas organizações não governamentais.

Segundo o documento da CPLP, “a Língua Portuguesa é multinacional”, presente em todo o mundo, e por isso deve haver maior “ênfase na ação da Língua Portuguesa enquanto Língua de ciência e inovação”.
 

–– “Não se constrói ciência sem ensino de qualidade” ––
Uma recomendação destacada para a divulgação da Língua nas ciências é a criação de acervos digitais sobre o património cultural da Língua Portuguesa e a projeção do projeto da RIPES – Rede de Instituições Públicas de Educação Superior –, uma “rede das universidades e instituições públicas de educação superior nos países da Comunidade”, para estimular os intercâmbios científicos no mundo lusófono.

Quanto à questão da Língua nas ciências, o texto do documento deixa um recado claro: “Para projetar a Língua Portuguesa a novo patamar, é necessário que os patamares anteriores estejam devidamente consolidados. É o caso, por exemplo, da ênfase na ação da Língua Portuguesa enquanto Língua de ciência e inovação, que só se sustentará se as metas de difusão do Ensino da Língua Portuguesa no espaço da CPLP forem alcançadas, pois não se constrói ciência com ensino de qualidade deficiente.”  :::

Clique aqui para ler o texto integral do Plano de Ação de Lisboa e da resolução que o aprovou, da XII Reunião Extraordinária do Conselho de Ministros da CPLP, em Maputo.

.
*              *              *

Leia também:
Língua Portuguesa e ciência – Mário Vieira de Carvalho – 30 de dezembro de 2013
Língua Portuguesa como Língua de ciência e inovação – objetivo da CPLP – 24 de setembro de 2013
O aumento do valor internacional da Língua Portuguesa para as ciências – 20 de novembro de 2013
Preparando o Português para ser a Língua da ciência – 23 de setembro de 2012

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: