Articles

“Uma grande Comunidade” a celebrar os Oito Séculos de Língua Portuguesa

In Língua Portuguesa Internacional, O Mundo de Língua Portuguesa on 25 de Fevereiro de 2014 by ronsoar Tagged: , , , ,

Da Agência Lusa
18 de fevereiro de 2014

.

Os Oito Séculos da Língua Portuguesa vão celebrar-se a partir de 5 de maio próximo, Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), até o dia 10 de junho de 2015, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

No dia 18 de fevereiro, ocorreu no ISCTE-IUL (Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa – Instituto Universitário de Lisboa) a sessão de apresentação das comemorações dos Oito Séculos da Língua Portuguesa. A cerimónia foi presidida pelo secretário de Estado da Cultura da República Portuguesa, Jorge Barreto Xavier.

.

.

–– Falantes de português “devem construir a sua interpretação do mundo” ––
Jorge Barreto Xavier defendeu que os falantes da Língua Portuguesa “devem construir a sua interpretação do mundo”, pois constituem “uma grande Comunidade linguística regional”.

No seu discurso, Barreto Xavier sublinhou a “vitalidade” da Língua Portuguesa e defendeu uma “aproximação dos falantes”, e realçou a “importância estratégica da CPLP no contexto global”. “Somos todos nativos da Língua”, enfatizou Barreto Xavier e referiu-se também à “riqueza da pluralidade do seu vocabulário”.

Jorge Barreto Xavier: os falantes de português “devem construir a sua interpretação do mundo”, pois são “uma grande Comunidade linguística”.

Na sessão, o secretário de Estado sublinhou a “necessidade de um programa para a Língua Portuguesa”, nomeadamente a criação de plataformas de software [logiciais] em português e o “exercício enciclopédico da Língua”.

A “pluralidade” da Língua Portuguesa, que é a sexta mais falada no mundo, a terceira mais utilizada em redes sociais como o Facebook, e a quarta no Twitter, foi o mais recorrente no discurso da presidente da Associação Oito Séculos de Língua Portuguesa, Maria José Maya.

A responsável sublinhou o facto de as comemorações “partirem da sociedade civil” e de se irem realizar “em rede, em parceria e terem um cariz policêntrico”.

“O valor ético fundamental é o respeito pelo outro”, disse Maria José Maya, que sublinhou “a diversidade de falantes e de geografais” do Português, que “é falado em quatro continentes e se espraia por três oceanos”.

Os 800 anos da Língua Portuguesa completam-se em 2014, tendo como documento referencial o testamento do rei D. Afonso II, datado de 27 de junho de 1214, havendo outros documentos coevos, disse Maria José Maya.

O marco inicial apontado como a origem escrita da Língua Portuguesa é a elaboração do testamento do rei D. Afonso II, datado de 1214.
  

–– Diversas iniciativas para a celebração dos Oito Séculos ––
Entre as iniciativas agendadas, os CTT-Correios, um dos parceiros, vão editar uma emissão filatélica comum aos oitos países da CPLP, comemorativa da efeméride.

“A criação em breve de um site [sítio] e a produção de uma newsletter [informe de notícias]”, é outra das iniciativas assim como a criação de uma conta no Twitter e, no dia 5 de maio, de uma página no Facebook. Está também prevista a criação de um portal sobre a Língua.

Um concurso de poesia, do qual resultará a edição e uma antologia poética, será aberto aos oito países de Língua Portuguesa, assim como à Região Administrativa Especial de Macau [na China] e às diásporas lusófonas.

Será realizado, entre outros eventos, um colóquio internacional sobre o português que demandou as partes do Oriente, na Universidade do Algarve.

Do plano consta a edição de uma medalha comemorativa pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda e a exposição dos mais antigos documentos redigidos em Língua Portuguesa nos Arquivos Nacionais da Torre do Tombo, em Lisboa.  :::

.
–– Extraído da Agência Lusa ––

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: