Articles

Macau: ensino em “duas direções” para promover a Língua Portuguesa

In Defesa da Língua Portuguesa, Língua Portuguesa Internacional on 25 de Fevereiro de 2014 by ronsoar Tagged: , , , , ,

Uma iniciativa do governo da Região Administrativa Especial de Macau para a formação de cada vez mais estudantes bilingues, com desenvolvimento de habilidades na comunicação tanto na língua chinesa quanto na Língua Portuguesa.

A partir deste letivo, o Ensino de Português nas escolas públicas da região especial chinesa está voltado para o cumprimento de duas diretrizes: promover a Língua Portuguesa no território e formar quadros para as áreas técnicas do Estado e das empresas, com competências de comunicação nas duas Línguas oficiais de Macau..

.
A seguir, a reprodução da reportagem do jornal Hoje Macau sobre o novo plano de ensino da Língua Portuguesa nas escolas públicas de Macau.

.
*              *              *

–– DSEJ fala de duas direções
na promoção da Língua Portuguesa ––

Cecília Lin
do jornal Hoje Macau
20 de fevereiro de 2014.

O ensino da Língua Portuguesa, ao lado da língua chinesa, é parte integrante do currículo das escolas públicas da Região Administrativa Especial de Macau.

 

A Direção dos Serviços de Educação e Juventude (DSEJ) afirmou esta quarta-feira que o Ensino do Português terá duas direções: a promoção da Língua e a formação de profissionais bilingue.

Atualmente, de um total de 200 alunos, existem 90 profissionais a trabalhar em Macau – nas áreas de Tradução, Medicina e Direito – que estudaram em Portugal através dos planos do Governo.

A diretora do Centro de Difusão de Línguas da DSEJ, Wu Kit, disse que não há contradição na tentativa de tentar popularizar a Língua Portuguesa e formar talentos bilingues (chinês-português).

Em todas as escolas públicas, o Ensino do Português é parte obrigatória do currículo. Este ano letivo 2013/2014, existem 20 escolas privadas com cursos de Língua Portuguesa, oito delas têm cursos incluídos no programa curricular, 11 fornecem cursos extracurriculares, uma das escolas apresenta as duas opções. Há cerca de 2.600 alunos a frequentar estes cursos.

Além disso, Wu Kit revelou que a DSEJ também criou cursos de três anos de português para os alunos das escolas secundárias. Cerca de 200 alunos já participaram neste curso.

A vice-presidente da Associação de Educação de Macau (AEM) entende a questão de forma diferente. Lei Pui Lam insiste que a direção do Ensino do Português não deveria ser popularizar a Língua, mas formar os talentos.

“A Língua é uma ferramenta de comunicação e também para ganhar dinheiro. Contudo, os alunos chineses já estão sobrecarregados no ensino. Obrigar todos os alunos a aprender português antes do ensino superior, não me parece realista.”

Lei Pui Lam sugere que o Governo use mais recursos para os alunos interessados, por exemplo, criar mais cursos de educação contínua. O vice-presidente também disse que, para resolver a questão de falta de tradutores em Macau, as universidades podem criar mais centros de formação de Língua Portuguesa, por forma a melhorar o sistema de ensino superior em português.  :::

.
LIN, Cecília. DSEJ fala de duas direções na promoção da Língua Portuguesa.
Do jornal Hoje Macau (Macau, China)
Publicado em: 20 fev. 2014.

.
*              *              *

Leia também:
Deputados de Macau pedem mais formação de tradutores bilingues português-chinês – 04 de dezembro de 2013
Deputada Melinda Chan defende educação bilingue português-chinês em Macau – 06 de julho de 2013
Deputados defendem estímulo ao Ensino de Português em Macau – 27 de abril de 2013
Cresce o ensino da Língua Portuguesa em Macau – 10 de setembro de 2012

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: