Articles

Parlamento Europeu abre exposição sobre Língua Portuguesa

In Língua Portuguesa Internacional, O Mundo de Língua Portuguesa on 21 de Fevereiro de 2014 by ronsoar Tagged: , , , , ,

O Parlamento Europeu em Estrasburgo, na França: sede do Poder Legislativo da União Europeia recebe exposição sobre o potencial económico da Língua Portuguesa como Língua de grande projeção internacional.
 

O Parlamento Europeu é o órgão legislativo máximo da União Europeia e tem sua sede em Estrasburgo, na França. Ela é composta de 754 deputados com mandato de cinco anos, eleitos pela população dos 27 países-membros da União Europeia.

A Língua Portuguesa tem papel de destaque nos discursos proferidos pelos eurodeputados: é a terceira Língua mais usada no Parlamento Europeu, atrás apenas do inglês e do francês.

Em vista disso, uma importante exposição sobre a “Língua filha ilustre do Latim” ocorre no Edifício ASP, em Bruxelas, a sede não oficial do Parlamento Europeu, mas próxima à sede da União Europeia. A exposição do Potencial Económico da Língua Portuguesa mostra o seu uso internacional como Língua de comunicação entre continentes e de grande relevância económica para o século XXI.

A seguir, Ventos da Lusofonia reproduz duas reportagens sobre a importância e a presença da Língua Portuguesa nos discursos do Parlamento Europeu e sobre a mostra no edifício de Bruxelas do órgão das leis da União Europeia.

.
*              *              *

–– Português, terceira Língua da Europa,
tem exposição em Bruxelas ––

Manuela Goucha Soares
Do jornal Expresso (Lisboa, Portugal)
18 de fevereiro de 2014

.
:::  Inaugurada em Bruxelas uma exposição sobre o Potencial Económico da Língua Portuguesa. O português é a terceira Língua europeia com mais falantes maternos.  :::

O Edifício ASP é a sede não oficial do Parlamento Europeu em Bruxelas, onde ocorre a exposição sobre a Língua Portuguesa.

No século XV, com o início dos Descobrimentos, o português foi a primeira Língua da globalização, falada por um milhão de pessoas que viviam (quase) todas no espaço hoje conhecido por Portugal continental. Atualmente o português é falado por 250 milhões de pessoas e, para além do inglês, é a única Língua falada em países dos cinco continentes.

Aproveitar e rentabilizar esta imensa mais-valia que pode ser gerada pelo Potencial Económico da Língua Portuguesa é o grande objetivo da exposição que o Instituto Camões e uma equipa de investigadores do ISCTE [Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, de Lisboa] coordenada por Luís Reto (responsável pela elaboração do livro homónimo desta exposição), inauguram hoje [18 de fevereiro] em Bruxelas, no edifício do Parlamento Europeu.

A mostra, patrocinada pelo eurodeputado centrista Diogo Feio, vai patente no terceiro andar do Parlamento Europeu em Bruxelas (no Edifício ASP), de 18 a 21 de fevereiro.

Esta exposição é uma oportunidade para “mostrar no meio das instituições comunitárias que o português é uma das quatro Línguas europeias de expressão mundial”, disse ao Expresso Mário Filipe, do Instituto Camões.

Esta exposição foi concebida a partir do livro coordenado por Luís Reto (publicado em dezembro de 2012), e vai ter uma “forte componente visual dos cartazes, que permite assim uma mais ampla divulgação deste importante trabalho de pesquisa. Os dados estatísticos mais relevantes são evidenciados com recurso a tabelas, fotografias” e outros elementos gráficos, refere o Instituto Camões em comunicado.

–– Serão 350 milhões de falantes de português em 2050 ––
De acordo com os dados da equipa do ISCTE, atualmente existem 254,54 milhões de “falantes nativos” de português, o que equivale às populações dos oito países de Língua oficial portuguesa: Portugal, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Angola, Brasil, Moçambique e Timor-Leste.

Usam o português como Língua materna ou oficial 3,66% da população mundial, o que significa que 3,85% do PIB mundial, é “produzido” em português.

Em 2050, dentro de 35 anos, 350 milhões de pessoas vão usar o português como idioma materno, e tudo indica que continuará a ser a terceira Língua europeia mais falada no mundo, depois do inglês e do espanhol.  :::

.
SOARES, Manuela Goucha. Português, 3ª. Língua da Europa, tem exposição em Bruxelas.
Extraído do jornal Expresso (Lisboa, Portugal).
Publicado em: 18 fev. 2014

.
*              *              *

–– Português está no pódio ––
:::  A Língua Portuguesa é a terceira mais falada
no Parlamento Europeu, à frente do espanhol.  :::

Ricardo Rego
Do semanário Sol (Lisboa, Portugal)
18 de janeiro de 2012

.
O português é surpreendentemente a terceira Língua mais falada nos plenários do Parlamento Europeu. Conta para isso até com a “ajuda” de uma deputada espanhola.

De acordo com um ranking [classificação] publicado pelo [jornal irlandês] Irish Times, 11,69% do tempo total das intervenções entre janeiro e maio de 2012 foi em português. À frente, só mesmo o inglês que dominou a comunicação entre os parlamentares europeus em 21,9% do tempo e o francês com 12%. No último lugar está o irlandês. O alemão e o espanhol, línguas fortes, ocupam a quinta e a décima-primeira posições.

“A Língua de Camões” é usada pelos 22 deputados eleitos por Portugal em um universo de 751 deputados. É ainda uma das 23 línguas oficiais de trabalho na União Europeia.

A contribuir para este terceiro lugar no pódio dos idiomas mais falados no Parlamento Europeu está uma deputada espanhola. Ana Miranda foi eleita pelo Bloco Nacionalista Galego e seguiu as pisadas de Camilo Nogueira ou José Pousada em anteriores legislaturas expressando-se em português por questões nacionalistas – os chamados reintegracionistas galegos defendem o português como Língua-mãe.  :::

.
REGO, Ricardo. Português está no pódio.
Extraído do semanário Sol (Lisboa, Portugal).
Publicado em: 18 jan. 2014

.
*              *              *

Leia também:
“Esta é a hora do português”: a Língua na rota da economia – 10 de dezembro de 2012
Língua Portuguesa vale 17% da economia de Portugal – 06 de outubro de 2012

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: