Articles

EUA: histórias da emigração portuguesa na Califórnia serão reunidas em livro

In Defesa da Língua Portuguesa, O Mundo de Língua Portuguesa on 17 de Fevereiro de 2014 by ronsoar Tagged: , , , , ,

Um livro com 35 histórias de não ficção relata o lado mais cativante da memória dos emigrantes portugueses dos Estados Unidos da América, sobretudo do Estado da Califórnia, o mais populoso do país na costa do Oceano Pacífico.

A iniciativa é de uma associação sem fins lucrativos, a Portuguese Heritage Publications of California, com sede em San José, e destinada a preservar e divulgar a memória e a herança portuguesas no Estado da Califórnia.

O livro sobre a memória luso-americana na Califórnia, sem título definido ainda, será publicado no segundo semestre de 2014.

A seguir, mais detalhes sobre a iniciativa em reportagem da Agência Lusa e da rede de televisão RTP, de Portugal.

.
*              *              *

–– Novo livro revela lado humano
da emigração portuguesa nos Estados Unidos ––

Da Agência Lusa e da RTP (Portugal)
12 de fevereiro de 2014

.

Henrique Dinis: obra será homenagem a "protagonistas humildes, com natureza afetiva e caráter humanos".

Henrique Dinis: obra será homenagem a “protagonistas humildes, com natureza afetiva e caráter humanos”.

Um livro de não ficção, com o objetivo de constituir um registo inédito da experiência emigratória portuguesa nos Estados Unidos, deverá ser lançado no outono [de setembro a dezembro de 2014]; e, até ao final de fevereiro, aceita histórias de quem estiver interessado em participar.

“Acreditamos que este projeto vai fazer justiça aos nossos antepassados e destacar um novo elemento humano muito entusiasmante, talvez nunca mostrado de forma tão dramática”, disse à Agência Lusa o presidente da Portuguese Heritage Publications of California, Henrique Dinis, que vai editar a obra.

Esta organização sem fins lucrativos procura pesquisar, preservar e difundir as memórias dos portugueses na Califórnia e conta publicar o livro no próximo outono.

“Frequentemente, as melhores, mais interessantes, únicas e cativantes histórias incluem protagonistas humildes, com natureza afetiva e caráter humanos. Individualidade e originalidade são os objetivos definitivos deste projeto”, acrescenta Dinis.

A organização considera que a participação tem sido “excelente”, contando já com cerca de 35 histórias. O processo de seleção e edição começou no início do ano e deve estar terminado dois meses depois do final das inscrições.

O poeta Frank Gaspar vai escrever o prefácio da obra, que já tem a participação assegurada dos romancistas Katherine Vaz e Darrell Kastin.

“A história dos portugueses neste Estado merece uma documentação apropriada, para beneficiar académicos e futuras gerações. O que queremos é não apenas capturar os factos relacionados com a emigração para a Califórnia, mas também o drama humano”, explica à Agência Lusa Millicent Borges Accardi, uma escritora luso-americana associada ao projeto.

Accardi diz que, “apesar de a vida de emigração obedecer a um padrão, há histórias únicas e merecedoras de serem preservadas para a posteridade.”

Henrique Dinis acredita que o livro “vai destacar o caráter, a força, a determinação e os valores humanos dos protagonistas desta história.”  :::

.
–– Extraído da Agência Lusa e da RTP (Portugal) ––

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: