Articles

Instituto Camões lança I Concurso Internacional de Leitura

In Defesa da Língua Portuguesa, Língua Portuguesa Internacional on 12 de Fevereiro de 2014 by ronsoar Tagged: , , , , ,

Do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.

O Concurso Internacional de Leitura, voltado aos alunos da Rede EPE, é promovido pelo Camões.

O Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, em associação com o concurso do Plano Nacional de Leitura [da República Portuguesa], vai lançar, pela primeira vez, um Concurso Internacional de Leitura pela Rede de Ensino de Português no Estrangeiro (EPE), oficialmente aberto a 3 de dezembro de 2013.

Integrado no Plano de Incentivo à Leitura no EPE, o Concurso Internacional de Leitura (CIL) pretende estimular hábitos de leitura de obras literárias de autores portugueses ou que se expressam em Língua Portuguesa.

O CIL resulta de um protocolo entre o Camões, I.P. e o Plano Nacional de Leitura (PNL), assinado a 2 de abril de 2013, ao abrigo do qual serão propostas atividades para aumentar os níveis de literacia, estimular hábitos de leitura autónoma e desenvolver a compreensão leitora.

.

A 1.ª edição do Concurso Internacional de Leitura destina-se alunos inscritos nos cursos de Língua e Cultura Portuguesas da Rede EPE que frequentem, nos países de residência, o 3º ciclo do Ensino Básico ou o Ensino Secundário e que tenham nível de proficiência linguística em Língua Portuguesa B1, B2 ou C1. Os interessados devem inscrever-se junto dos respetivos professores, ler as obras escolhidas e realizar uma prova escrita sobre as mesmas, a fim de apurar os vencedores de cada fase.

–– As fases do Concurso Internacional de Leitura ––
Nas duas primeiras fases do concurso, as obras para leitura serão selecionadas pelos professores e coordenadores do EPE. Na 3ª fase, caberá a um júri nacional, constituído em Portugal, escolher as obras a partir de uma lista comum ao Concurso Internacional de Leitura e ao Concurso Nacional de Leitura do PNL.

A primeira fase realiza-se nas instituições de ensino onde é ministrado o EPE, até 25 de fevereiro de 2014. No dia seguinte, 26 de fevereiro, arrancará a 2ª fase, a nível nacional, em cada país ou Coordenação de Ensino que quiser aderir, terminando a 23 de abril de 2014.

Os vencedores apurados na 2ª fase receberão, como oferta do Camões, I.P., os livros selecionados para leitura na 3ª fase, que se realizará entre maio e julho de 2014, em data a definir.

Os dois vencedores do EPE apurados na 3ª fase – um de cada nível de ensino – virão a Portugal para concorrer na final, a ser realizada em um programa da rede de televisão RTP 1, em coincidência com o Concurso Nacional de Leitura.

O Camões, I.P. oferece a estes alunos e aos respetivos professores acompanhantes a viagem e o alojamento, para que possam representar o Ensino de Português no Estrangeiro na final nacional/internacional do concurso.  :::

• As inscrições do Concurso Internacional de Leitura, do Camões, podem ser feitas até o dia 15 de fevereiro.

.
–– Extraído do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua ––

.
*              *              *

Leia também:
Instituto Camões e Plano Nacional de Leitura: protocolo pela Língua Portuguesa no estrangeiro – 06 de abril de 2013

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: