Articles

Escritores moçambicanos Paulina Chiziane e Ungulani Khosa condecorados em Maputo

In Língua Portuguesa Internacional, Lusofonia e Diversidade on 7 de Fevereiro de 2014 by ronsoar Tagged: , , , ,

Da Agência Lusa e da RTP (Portugal)
4 de fevereiro de 2014

Os escritores moçambicanos Paulina Chiziane e Ungulani Ba Ka Khosa receberam condecoração do Estado português em cerimónia em Maputo.
 

.
Dois autores moçambicanos, Paulina Chiziane e Ungulani Ba Ka Khosa, foram agraciados pela República Portuguesa, com o grau de Grande Oficial da Ordem Infante D. Henrique, em solenidade ocorrida em Maputo, a capital moçambicana.

Em mensagem gravada que marcou o arranque do evento, o presidente da República Portuguesa, Aníbal Cavaco Silva, destacou a importância da atribuição das insígnias, num “sinal inequívoco do apreço e do reconhecimento do Estado português” pelos dois escritores moçambicanos, que “têm enriquecido as letras moçambicanas e divulgado Moçambique e as suas culturas”.

Em representação do Estado moçambicano, a primeira-dama de Moçambique, Maria da Luz Guebuza, enfatizou a importância da obra de Chiziane e de Khosa, que “têm o dom de transformar o potencial da tradição oral através da escrita em grandes obras-primas de reconhecido mérito”, fazendo ainda menção ao reconhecimento de Portugal, “que espelha as relações de irmandade” entre os dois povos.

O embaixador de Portugal em Moçambique, José Augusto Duarte, sublinhou o “domínio” que Chiziane e Khosa têm sobre a Língua Portuguesa, só comparável “à precisão dos grandes mestres”.

Portugal, “embora seja um país longínquo, não deixa de acompanhar com interesse, um imenso apreço e muita satisfação todos os sucessos e conquistas de Moçambique e dos moçambicanos”, disse ainda o diplomata.

Em um discurso emotivo, Paulina Chiziane, primeira romancista moçambicana e autora de várias obras, entre as quais Ventos do Apocalipse e Na Mão de Deus, começou por agradecer a Portugal e ao Presidente português a condecoração que lhe foi atribuída, dedicando-a à paz no seu país.

“Venho de longe, conquistei o mundo de pés descalços. Quero encorajar o meu povo, as mulheres da minha terra: por muito difícil que as condições sejam, caminhem descalços e vençam”, disse Paulina Chiziane.

Ungulani Ba Ka Khosa endereçou agradecimentos às autoridades portuguesas, referindo a intenção do seu trabalho, que passa por dar “cidadania” às línguas tradicionais moçambicanas.

“A sobrevivência da Língua Portuguesa, que é nossa Língua, neste nosso país, passa necessariamente pela valorização e cidadania das nossas línguas nacionais”, enfatizou Ungulani, autor de Ualalapi e de Choriro, entre outras obras.

A cerimônia, que foi transmitida pela televisão estatal portuguesa, ficou ainda marcada por vários momentos culturais e pela transmissão de mensagens de felicitação gravadas dos escritores moçambicanos Mia Couto e Luís Bernardo Honwana e de personalidades portuguesas como Gabriela Canavilhas, Nuno Rogeiro, Morais Sarmento, Paulo Moura Pinheiro e Marcelo de Rebelo de Sousa.  :::

.
–– Extraído da Agência Lusa e da RTP (Portugal) ––

Uma resposta to “Escritores moçambicanos Paulina Chiziane e Ungulani Khosa condecorados em Maputo”

  1. Ungulani Ba Ka Khosa endereçou agradecimentos às autoridades portuguesas, referindo a intenção do seu trabalho, que passa por dar “cidadania” às línguas tradicionais moçambicanas.Lindo e destacamos “as línguas tradicionais” como riqueza da Lusofonia e pilar dos afetos na construção de um mundo fraterno.
    Parabens aos homenageados em prol da cultura de Moçambique e dos “povos cruzados” nos quatro cantos do mundo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: