Articles

Georgina Mello é a nova diretora-geral da CPLP

In Língua Portuguesa Internacional, O Mundo de Língua Portuguesa on 5 de Fevereiro de 2014 by ronsoar Tagged: , , ,

Da Agência Lusa e da RFI (França)
3 de fevereiro de 2014

A economista e ex-ministra cabo-verdiana Georgina Mello é a nova diretora-geral da CPLP e trabalhará junto ao secretariado-executivo da organização lusófona.
 

.
A economista cabo-verdiana Georgina Mello tomou posse, em 3 de fevereiro, como diretora-geral da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), assumindo como principal desafio a sustentabilidade da Comunidade lusófona, que passa por “criar um tecido económico e social” que a suporte.

Em declarações aos jornalistas após a cerimónia de posse na sede da CPLP, em Lisboa, a nova diretora-geral da organização disse querer acrescentar a sustentabilidade ao que já existe, nomeadamente nos três eixos da comunidade: a difusão da Língua Portuguesa, a cooperação e a concertação político diplomática.

“Falta aquilo que eu chamo a sustentabilidade. Criar um tecido económico e social que suporte isto tudo, que transforme a CPLP naquilo que os cidadãos querem. Querem senti-la mais próxima, que lhes toque, que lhes diga respeito”, disse Georgina Benrós de Mello, ex-ministra do Comércio, Turismo e Indústria de Cabo Verde.

Para a responsável, isso faz-se “pela via de mais comunicação, mais circulação de pessoas, bens e serviços, mais empresa, mais comércio, mais investimento, mais relação empresarial, mais relação entre as organizações da sociedade civil”.

Em entrevista à rádio RFI, Georgina Mello declarou os seus objetivos à frente do novo cargo: “A agenda é trabalharmos com os parceiros, não só trabalhar com os governos e com os Estados, mas também trabalhar com organizações da sociedade civil e organizações de nível empresarial, e tentar efetivamente construir essa sustentabilidade. O objetivo último é melhorar a qualidade de vida dos nossos povos”, disse.

–– Pelo Estatuto do Cidadão Lusófono ––
A nova diretora-geral admitiu que isso passa pela concretização do Estatuto do Cidadão Lusófono, algo que “não se tira da cartola”, mas que se vai construindo pouco a pouco.

Exemplificando que esse trabalho pode começar com programas de intercâmbio de jornalistas ou estudantes, Georgina Mello afirmou que “essa experiência vai dar segurança às instituições que fazem o controlo das fronteiras”.

“Com isso, vamos alargando, e dentro de um determinado horizonte temporal teremos o nosso Estatuto”, afirmou.

Já antes, ao discursar perante os embaixadores dos Estados-membros na CPLP e dos funcionários do secretariado executivo, Georgina Mello recordara que, ao criar a sustentabilidade, a CPLP ganhará maior visibilidade e mais credibilidade.

Georgina Mello: “A agenda é trabalharmos com os parceiros empresariais e da sociedade civil, e o objetivo último é melhorar a qualidade de vida dos nossos povos.”
 

–– É preciso “mais conexão” entre os países ––
Entre outras áreas, a nova diretora-geral vai dirigir um grupo de trabalho que o secretário-executivo da CPLP, Murade Murargy, encarregou de repensar a visão da Comunidade lusófona, em uma altura em que a organização faz 18 anos.

Questionada sobre essa nova visão, Georgina Mello associou-a à agenda pós-2015: “Precisamos de ter melhor qualidade de vida das populações. Isso consegue-se com mais emprego, mais empresa, mais comércio, mais investimento.”

Para a economista, é preciso “mais conexão” entre os países.

Finalmente, Georgina Mello disse desejar que no final do seu mandato, de três anos, se possa dizer que a CPLP está mais próxima das populações.

“Normalmente nos nossos países só ouvimos falar da CPLP quando há uma Cimeira ou uma Reunião do Conselho de Ministros; é uma coisa pontual. O que desejo é que dentro de três anos possa ouvir-se mais, independentemente de haver ou não Cimeiras e Reuniões do Conselho de Ministros. Mas porque aconteceram coisas na sociedade civil ou entre as empresas e as câmaras de comércio.”

O diretor-geral é recrutado entre cidadãos nacionais dos Estados-membros, mediante concurso público internacional, por um prazo de três anos, renovável uma vez, por igual período, mediante a decisão do Comité de Concertação Permanente.

Como diretora-geral da CPLP, Georgina Mello, vai ocupar-se da cooperação, da gestão, do planeamento e da execução financeira da Comunidade, em estreita colaboração com o secretário-executivo do órgão internacional dos países lusófonos. Ela substitui no cargo a Hélder Vaz, que regressou à vida política no seu país, a Guiné-Bissau.

Nascida em Cabo Verde, Georgina Mello é licenciada em economia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão, da Universidade Técnica da Lisboa, com pós-graduação na Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos da América.

Com longa carreira nacional e internacional, quer no privado, quer no público, Georgina de Mello foi ministra do Comércio, Turismo e Indústria e presidente do Conselho de Administração dos Correios de Cabo Verde.

Criada em 1996, a CPLP é uma organização internacional com sede em Lisboa que junta oito países de Língua Portuguesa: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.  :::

.
–– Extraído da Agência Lusa e da RFI (França) ––

2 Respostas to “Georgina Mello é a nova diretora-geral da CPLP”

  1. Excelente escolha. Pela formação académica, pela experiência profissional e destaque para os valores lusofonos, norteando ações que diminuam as desigualdades dos povos.
    Parabéns Senhora Diretora Geral da CPLP. Desejamos os maiores sucessos

  2. Parabéns Senhora Diretora Geral da CPLP, Drª Georgina Mello.
    Eu sou caboverdiano com contrato para Bairro Português de Malaca-Malásia e vou partir para lá no final deste mês com uma bolsa de “Fernão Mendes Pinto” do Instituto Camões.
    Gostaria de ser recebido pela Diretora antes da minha partida para Malásia. Isso é possível? Obrigado
    Alcides Semedo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: