Articles

Acordo com Portugal para formar diplomatas e promover a Língua na Guiné Equatorial

In Defesa da Língua Portuguesa, Língua Portuguesa Internacional, O Mundo de Língua Portuguesa on 4 de Fevereiro de 2014 by ronsoar Tagged: , , , , ,

Da Agence de Presse Africaine, do Escritório de Informação e Imprensa da Guiné Equatorial e da STP-Press (São Tomé e Príncipe)

.

Luís Campos Ferreira é o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação de Portugal.

No dia 22 de janeiro, o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação da República Portuguesa, Luís Campos Ferreira, junto com uma delegação do Governo de Portugal e do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, foi recebido em Malabo, capital da Guiné Equatorial, pelo gabinete do primeiro-ministro do país africano, Vicente Ehate Tomi.

A visita da delegação portuguesa a Malabo concentrou-se em assuntos políticos e diplomáticos, especialmente no estabelecimento de acordo para o fortalecimento do ensino da Língua Portuguesa na Guiné Equatorial.

“Durante a reunião, realizamos uma avaliação positiva das relações entre os dois países, e tratamos da importância da expansão da Língua Portuguesa na Guiné Equatorial. Portanto, esta viagem marca o reforço das relações bilaterais em diversos setores, como a educação, a cultura, o turismo etc.”, disse o secretário de Estado português, segundo fonte do Escritório de Informação e Imprensa da Guiné Equatorial.

Guiné Equatorial e Portugal assinaram dois acordos relacionados à formação de diplomatas do país africano em Portugal e ao apoio para a difusão e o ensino da Língua Portuguesa entre a população equato-guineense.

Em julho de 2010, a Guiné Equatorial passou a ter a Língua Portuguesa como uma de suas línguas oficiais, ao lado do espanhol e do francês, através de decreto promulgado pelo presidente Teodoro Obiang Mbasogo – que governa o país desde 1979. Porém, a Língua Portuguesa praticamente ainda não é usada pelos próprios órgãos governamentais do país africano.

Luís Campos Ferreira foi recebido na Guiné Equatorial pelo primeiro-ministro Vicente Ehate Tomi.
 

–– Acordos também entre Portugal e São Tomé e Príncipe ––
No mesmo dia, Luís Campos Ferreira esteve também em São Tomé e Príncipe, também para o reforço de cooperação bilateral com Portugal, com projetos de desenvolvimento nas áreas da saúde e da educação.

Os projetos Saúde Para Todos e Escola +, com atuação em São Tomé e Príncipe, são financiados pelo Instituto Marquês de Valle Flôr e pela Cooperação Portuguesa.

O secretário de Estado português ainda participou em uma exposição em homenagem a Fernando Pessoa, e reuniu-se com a comunidade portuguesa residente nas ilhas.  :::

.
–– Extraído da Agence de Presse Africaine, do Escritório de Informação e Imprensa da Guiné Equatorial e da STP-Press (São Tomé e Príncipe) ––

.
*              *              *

Leia também:
A polémica adesão da Guiné Equatorial à CPLP: ainda não há consenso – 05 de setembro de 2013
CPLP: Murargy visita a Guiné Equatorial – 03 de fevereiro de 2013
Guiné Equatorial cria Comissão Nacional para a Língua Portuguesa – 31 de julho de 2012

Uma resposta to “Acordo com Portugal para formar diplomatas e promover a Língua na Guiné Equatorial”

  1. Muito bem, já era assim tempo. Acordo bilateral está Malaca/Malásia à espera que Portugal se achegue.
    A Associação Coração em Malaca desde a sua criação em 12 de Junho de 2008 faz a divulgação e a promoção do valioso património cultural e humano que não se deve perder. Faria mais se tivesse delegação para representar quem de direito com poderes.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: