Articles

Rádio ONU lança serviço de notícias por telefone em Língua Portuguesa

In Língua Portuguesa Internacional, O Mundo de Língua Portuguesa on 26 de Janeiro de 2014 by ronsoar Tagged: , , ,

Da Agência Lusa
24 de janeiro de 2014

A Rádio ONU disponibilizou em janeiro um serviço de notícias por telefone em Língua Portuguesa, disponível por enquanto apenas para os Estados Unidos da América.
 

.
A Rádio ONU, da Organização das Nações Unidas, lançou este mês, nos Estados Unidos, um serviço de notícias em Língua Portuguesa. A emissora também vai divulgar informações relacionadas à ONU e aos acontecimentos internacionais.

“São oferecidos os noticiários diários de cinco minutos para todos os países de Língua Portuguesa, incluindo um noticiário dedicado a assuntos africanos e outras entrevistas e peças soltas”, descreve a diretora da Rádio ONU em Português, Monica Villela Grayley.

“São também listadas todas as informações relacionadas às Nações Unidas e notícias internacionais, como por exemplo, a crise na Síria ou a violência na República Centro-Africana e no Sudão do Sul”, acrescentou a responsável.

O serviço foi lançado nos Estados Unidos da América há menos de um mês, graças a um acordo entre o Departamento de Informação Pública da ONU e a empresa AudioNow. Por enquanto, está apenas disponível nos Estados Unidos através do telefone +1 (712) 432-9917.

Grayley garante, no entanto, que a empresa responsável pelo serviço já “afirmou que deverá iniciar operações com telefones de países de Língua Portuguesa em breve, estando nessa lista Brasil e Portugal.”

A diretora da Rádio ONU em Português explica que “as notícias são produzidas por uma pequena equipe de jornalistas de rádio de vários países lusófonos que trabalham na redação da Rádio ONU em Nova York e por correspondentes de Língua Portuguesa na África”.

A responsável diz que, “para a Rádio ONU em Português, é importante informar os ouvintes e utilizadores em várias plataformas num espaço multimídia”, sobretudo em um momento em que “o uso dos chamados smartphones [telemóveis inteligentes] sobe todos os anos entre várias faixas etárias”.

A Rádio ONU já disponibiliza serviço similar de notícias por telefone em inglês, árabe, chinês, francês, suaíli (idioma falado em vários países da África), russo e espanhol.

.
–– Extraído da Agência Lusa ––

*              *              *

Leia também:
• Rui Machete: a dimensão global da Língua Portuguesa e dos países lusófonos na ONU – 03 de outubro de 2013

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: