Articles

Portugal e CPLP querem facilitar circulação de cidadãos da Comunidade lusófona

In Lusofonia e Diversidade, O Mundo de Língua Portuguesa on 24 de Janeiro de 2014 by ronsoar Tagged: , , , , , ,

Da Agência Lusa
14 de janeiro de 2014

.
O ministro dos Negócios Estrangeiros da República Portuguesa, Rui Machete, e o secretário-executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), o embaixador moçambicano Murade Murargy, concordaram na necessidade de facilitar a circulação dos cidadãos, eliminando “empecilhos burocráticos”, no espaço constituído pelos oito países lusófonos.

“A questão da mobilidade no espaço da nossa Comunidade é um desafio enorme, mas com coragem e com determinação podemos encontrar soluções ou portas abertas para que a nossa Comunidade possa circular no espaço” da CPLP, disse o responsável da organização, Murade Murargy.

Para o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, em visita à sede da organização, em Lisboa, “a CPLP deve tentar que os cidadãos possam fazer essa circulação com maior liberdade e livres de alguns empecilhos burocráticos hoje ainda difíceis de ultrapassar”.

O chanceler português Rui Machete encontrou-se com Murade Murargy na sede da CPLP: pela mobilidade de cidadãos entre os países lusófonos.
 

–– “Pode ser feito muito mais” pela CPLP ––
Em uma breve intervenção antes de o ministro assinar o livro de honra da CPLP, Murargy sublinhou que, “apesar dos constrangimentos de vária ordem, a organização está a impor-se, tanto a nível interno como a nível internacional”. O secretário-executivo destacou ainda que “pode ser feito muito mais”, nomeadamente na área económica e empresarial.

Murargy disse que a CPLP quer “criar as bases para esta vertente da cooperação entre os Estados-membros”, através de “políticas para que os empresários possam exercer os fluxos de investimento”.

No mesmo sentido, o ministro Rui Machete considerou que a Comunidade “tem de alargar os seus horizontes a uma atividade cada vez mais desenvolvida, que permita criar riqueza para os seus membros”, e deu os exemplos do papel dos observadores e da assinatura de instrumentos jurídicos que facilitem a circulação de pessoas, bens e serviços.

O secretário-executivo argumentou ainda que os cidadãos dos oito países que integram a Comunidade “aguardam que a CPLP também seja deles e que sintam que fazem parte desta Comunidade”, avisando: “Senão, corremos o risco de a CPLP se desvanecer.”

“Temos de criar um espaço para que a sociedade civil possa também participar neste projeto”, sugeriu.

–– Sobre a Cimeira de Díli e o português na Ásia ––
Sobre a Cimeira da CPLP, que se realizará em Díli, Timor-Leste, em julho, o ministro Rui Machete disse esperar que marque “uma progressiva expansão da Língua Portuguesa na Ásia”.

“Timor-Leste tem a extraordinária oportunidade de lançar o uso da Língua, de uma maneira muito mais espalhada, e num grau de utilização cultural mais elevada”, referiu.

Murade Murargy defendeu que será “um meio caminho para a nova visão sobre a CPLP”, que este ano cumpre 18 anos de existência, e vai marcar “a reafirmação do compromisso político de a transformar numa organização internacional”.

A CPLP é constituída por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.  :::

.
–– Extraído da Agência Lusa ––

3 Respostas to “Portugal e CPLP querem facilitar circulação de cidadãos da Comunidade lusófona”

  1. Já era tempo para que tal medida fosso posta em uso. Os países lusófonos precisam ser unir para serem mais fortes. Prof. Lamartine Bião Oberg (biaobresil.com)

  2. “uma progressiva expansão da Língua Portuguesa na Ásia” não esquecendo o ensino da língua portuguesa em Malaca, que aguarda facilidades nos vistos de permanência dos bolseiros, professores, investigadores estudantes e sociedade civil que fortalecem as relações culturais e os afetos lusofonos.
    Luisa Timóteo

  3. Fico inquieto em ver tantos erros de português no pequeno comentário do Professor Lamartine Biao da França! Que vergonha!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: