Articles

Fórum Mundial da Educação e projeto para uma escola luso-britânica em Londres

In Defesa da Língua Portuguesa, Língua Portuguesa Internacional on 23 de Janeiro de 2014 by ronsoar Tagged: , , , , ,

Da Agência Lusa

No Fórum Mundial da Educação, no Reino Unido, os ministros Nuno Crato e Michael Gove declararam apoio ao projeto de criação de uma escola luso-britânica em Londres.
 

.
O ministro da Educação da República Portuguesa, Nuno Crato, participou em Londres no Fórum Mundial da Educação, ocorrido entre os dias 19 e 22 de janeiro, em uma iniciativa conjunta dos ministérios da Educação, dos Negócios Estrangeiros e da Economia do Reino Unido.

O Fórum, ao longo dos quatro dias juntou ministros da Educação de 80 países e dezenas de peritos internacionais para participarem nos debates e discussões. do evento também participou o vice-primeiro-ministro português Paulo Portas.

Nuno Crato afirmou no dia 21 de janeiro que o seu homólogo britânico, Michael Gove, interessado no Ensino de Português no Reino Unido, apoiou o projeto de criação de uma escola bilingue luso-inglesa em Londres.

“Falámos na criação de uma escola bilingue em Londres que ensine parte do currículo em inglês e parte em português, à semelhança do que já existe, por exemplo, em Berlim. O ministro Michael Gove mostrou todo o interesse em colaborar e estabelecemos já contactos a serem desenvolvidos nos próximos meses”, disse o ministro português à Agência Lusa.

Segundo o governante, o projeto desta escola está a ser conduzido pela coordenadora do Ensino do Português no Reino Unido e Ilhas do Canal, Regina Duarte – do Camões, I.P. – que pretendia abrir já no próximo ano letivo. Porém, o ministério da Educação britânico levantou dúvidas e atrasou o processo para mais tarde.

O objetivo da Anglo-Portuguese School of London é estabelecer-se como uma escola independente, financiada por fundos públicos, mas com autonomia na gestão, nomeadamente de horários e currículo.

A candidatura propunha abrir inicialmente para cerca de 250 crianças no nível básico, com idades entre os 4 e os 7 anos e, no nível secundário, entre os 11 e 12 anos. Mas, segundo Nuno Crato, o Ministério britânico apresentou exigências relativas também ao pré-escolar e aos primeiros anos do nível básico.

Nuno Crato manifestou o apoio ao projeto, que considera “importante, não só para os emigrantes como também para pais e filhos que pretendam estudar a Língua Portuguesa por uma razão ou por outra”.

O ministro português relatou que a importância do domínio de várias línguas ficou visível na visita que efetuou recentemente a uma escola bilingue romeno-portuguesa em Bucareste, criada por iniciativa de professores não portugueses.

O Ensino da Língua Portuguesa no sistema educativo britânico ocupou grande parte do encontro dos dois ministros, tendo Nuno Crato proposto negociar um acordo para que universidades portuguesas possam dar treino a professores britânicos de português no ensino da Língua.

Discutiram ainda a elaboração de um programa “que permita a professores portugueses passarem algum tempo no Reino Unido, ajudando professores britânicos a ensinar o português nas escolas”.

Os ministros Pinda Simão e Nuno Crato anunciaram reforço na cooperação educacional entre Portugal e Angola.
 

–– Reforço na cooperação na educação entre Portugal e Angola ––
Portugal vai também reforçar a cooperação com Angola na área da educação, afirmou o ministro Nuno Crato, após um encontro no mesmo Fórum Mundial da Educação em Londres com o homólogo angolano, Pinda Simão.

Nuno Crato adiantou que além de ações de formação sobre avaliação, nomeadamente na elaboração de testes e exames, Portugal vai passar a ajudar com a formação de professores e com a inspeção do ensino.

Até agora, esta colaboração consistia na “deslocação de peritos, seja de Lisboa para Luanda, seja de Luanda para Lisboa”.  :::

.
–– Extraído da Agência Lusa ––

.
*              *              *

Leia também:
Reino Unido: o Ensino de Português em uma escola primária de Londres – 19 de dezembro de 2013
Português é uma das “Línguas para o futuro” no Reino Unido – 26 de novembro de 2013
Reino Unido: portugueses no País de Gales querem aulas de Português para crianças – 17 de setembro de 2013
Reino Unido: escola bilingue português-inglês em Londres – 17 de setembro de 2013

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: