Articles

Brasil: estudantes de Harvard em imersão de Português no Rio Grande do Sul

In Defesa da Língua Portuguesa, Língua Portuguesa Internacional, Lusofonia e Diversidade on 19 de Janeiro de 2014 by ronsoar Tagged: , , ,

Da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Porto Alegre, Brasil
10 de janeiro de 2014

O programa de imersão em Língua Portuguesa para estudantes da Universidade Harvard está a cargo da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
 

.
Até o final do mês de janeiro, 17 estudantes da prestigiada Universidade Harvard, dos Estados Unidos da América, participam de uma experiência de imersão linguística, social e cultural no sul do Brasil, em um programa promovido pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).

O grupo de estudantes, vindo da região de Boston, recebe, pelas manhãs, aulas das professoras Cristina Lopes Perna e Karina Veronica Molsing, que os orientam quanto à Língua Portuguesa e à cultura brasileira na Faculdade de Letras.

Os alunos aprendem aspectos gramaticais da Língua, bem como sobre a cultura e a sociedade brasileira – como, por exemplo, costumes tradicionais gaúchos, identidade regional, o Carnaval e costumes afro-brasileiros – e também sobre consumo consciente.

David Coletti, 19 anos, estudante de psicologia de Harvard, ficou fascinado na palestra de apresentação proferida pelo professor Luciano Abreu, coordenador do Departamento de História da universidade. “As pessoas daqui são contentes e receptivas. A cultura é impressionante. E acho importante aprender um pouco da tradição do Rio Grande do Sul”, enfatiza.

David Coletti também aprovou a infraestrutura do câmpus, em Porto Alegre, e não quer ir embora antes de conhecer a Biblioteca Central da universidade.

Os estudantes de Harvard já incorporaram hábitos do Rio Grande do Sul, como o consumo de sua bebida típica: o chimarrão.
 

Às tardes, o grupo atua de forma voluntária em diversas organizações locais de cunho social e ambiental, sediadas na região de Porto Alegre.

Karla Mendonça, 18 anos, também estudante de psicologia de Harvard, está em Porto Alegre desde o dia 8 de janeiro, e permanecerá por mais duas semanas. “Até agora adorei tudo na universidade, inclusive a estrutura. Os professores e coordenadores do programa são maravilhosos. Fui muito bem recebida e já me sinto em casa”, disse.

Cristina Perna, uma das coordenadoras, explica que o programa está incluído nas iniciativas de mobilidade acadêmica e de internacionalização da PUC-RS e tem como ponto forte a troca de experiências.

“São oportunidades ricas de aprendizado, graças à participação efetiva de vários orientandos de mestrado e doutorado do programa de pós[-graduação] em Linguística e bolsistas de iniciação científica, que vêm trabalhando com a aquisição de português como Língua adicional e colaborando com projetos de pesquisa da faculdade”, salienta.

O programa da universidade gaúcha já está em sua segunda edição. A organização do programa de imersão linguística e cultural está a cargo da Faculdade de Letras e da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, ambos da PUC-RS.  :::

.
Imersão na cultura brasileira e na Língua Portuguesa.
Extraído da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Porto Alegre, Brasil.
Publicado em: 10 jan. 2013.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: