Articles

RTP e Ministério da Educação de Portugal lançam portal de educação digital

In Defesa da Língua Portuguesa, Língua Portuguesa Internacional on 18 de Janeiro de 2014 by ronsoar Tagged: , , , , ,

Melissa Lopes
do jornal Público (Lisboa, Portugal)
15 de janeiro de 2014

O projeto de plataforma de educação digital anunciado esta semana pretende destacar o ensino da Língua, da cultura e da ciência em português.
 

.
O Ministério da Ciência e da Educação [da República Portuguesa] e a Rádio e Televisão de Portugal (RTP) assinaram nesta terça-feira [14 de janeiro] um protocolo de colaboração para o lançamento e consolidação do projeto “Ensina”, uma plataforma digital disponível para professores, pais e alunos.

O site [sítio] comportará conteúdos audiovisuais de diversas temáticas e pretende ser uma ferramenta de “consulta rápida e acessível” que irá destacar conteúdos que privilegiem a Língua, a cultura e a ciência em português.

O portal vai começar por ter 800 conteúdos formativos e de caráter pedagógico distribuídos pelas diferentes temáticas, tais como Artes, Português, Ciência, História, Cidadania, Filosofia, Educação para os Media, Espaço Infantil. O site incluirá também conteúdos relacionados com a RTP (Conhecer a RTP e a RTP nas Escolas).

Segundo o compromisso assinado, que vigorará por dois anos, sendo automaticamente renovado por igual período, a RTP e o Ministério terão repartidas responsabilidades na concretização e desenvolvimento do projeto.

O projeto de plataforma de educação digital está a cargo da RTP e do Ministério da Educação e Ciência de Portugal.
 

A RTP irá promover o desenvolvimento de televisões e rádios escolares, mediante ações de formação, visitas de estudo às instalações televisivas, e ainda garantir o fornecimento de conteúdos de apoio ao estudo. Do lado do ministério, este também terá algumas responsabilidades, tais como divulgar junto das escolas as iniciativas relacionadas com a Educação, podendo começar desde já essa tarefa, divulgando o próprio projeto “Ensina”.

A cerimónia da assinatura do protocolo realizou-se esta terça-feira [14 de janeiro] no Pavilhão do Conhecimento [no Parque das Nações, em Lisboa], e contou com a presença de responsáveis governamentais e da RTP – o ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato; o secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário, João Grancho; o secretário de Estado adjunto do Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Pedro Lomba; o diretor geral da Educação, Fernando Reis; o presidente do conselho de administração da RTP, Alberto da Ponte, e alunos da Escola Secundária Eça de Queirós, de Lisboa.

Tanto os alunos como os professores presentes na cerimónia destacaram a utilidade da plataforma digital no estudo e as potencialidades que esta oferece ao confrontar os alunos com reportagens, documentários históricos e arquivos únicos disponibilizados pela televisão.  :::

.
LOPES, Melissa. RTP e Ministério da Educação unem-se para lançar portal “Ensina”.
Extraído do jornal Público (Lisboa, Portugal).
Publicado em: 15 jan. 2014.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: