Articles

Jogos da Lusofonia prontos para começar em Goa

In Lusofonia e Diversidade, O Mundo de Língua Portuguesa on 17 de Janeiro de 2014 by ronsoar Tagged: , , ,

Da agência IANS (Índia), do jornal The Times of India e da Agência Lusa

.
Entre os dias 18 e 29 de janeiro, realiza-se a terceira edição dos Jogos da Lusofonia, em Goa, “uma joia multifacetada da coroa da Índia”.

As modalidades desportivas dos Jogos da Lusofonia são: atletismo, basquetebol, futebol, judo, taekwondo, ténis de mesa, voleibol de quadra, voleibol de praia e wushu.

“Jojo, o Galo Majestoso”, é o mascote da competição, pois o galo é figura muito popular tanto em vários países lusófonos, como Portugal e Brasil, como no Estado indiano de Goa.

A cerimónia de abertura ocorre no recém-reformado Estádio Pandit Nehru, em Fatorda, e contará com a presença de artistas de Goa e de outras partes da Índia, bem como de crianças das escolas do Estado. A apresentação artística será uma representação da alegria, do modo de vida, das estações do ano e das monções, dos rituais e das tradições, como um calidoscópio de uma Índia multicultural.

Os Jogos da Lusofonia são organizados pela ACOLOP (Associação dos Comités Olímpicos de Língua Oficial Portuguesa), entidade desportiva internacional que representa os atletas dos comités olímpicos dos países-membros da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) e de nações com grandes comunidades lusófonas ou com passado histórico multissecular comum com Portugal – como é o caso da Índia.

–– “Tivemos uma resposta muito boa” ––

Estão confirmados para participar nos terceiros Jogos da Lusofonia 739 atletas de 12 países e regiões: Índia, Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau (China), São Tomé e Príncipe, Timor-Leste, Guiné Equatorial e Sri Lanka. A mais numerosa delegação será a do país anfitrião: mais de 200 atletas indianos estarão nos Jogos.

“Pode haver mais alguns acréscimos”, disse um oficial sênior do Comité Organizador dos Jogos de Goa. “Estamos muito felizes com a resposta. É verdade que a ACOLOP tinha apontado um número próximo de mil atletas, mas chegou-se a esse número erroneamente. Olhem para Portugal em 2009. Apesar de ter a melhor conectividade e um perfil melhor, eles tinham 839 atletas”, disse o oficial do Comité dos Jogos de Goa.

A edição de abertura, em Macau teve ao todo 662 atletas. “A ausência dos principais atletas do Brasil é um retrocesso, mas se for contar o adiamento e outros contratempos, a resposta que tivemos é muito boa”, disse o oficial.

O Estádio Nehru em Fatorda será o local da abertura dos III Jogos da Lusofonia, a serem disputados em Goa, na Índia, entre 18 e 29 de janeiro.
 

–– Voleibol de praia será atração; futebol é já decepção ––
O atletismo, sem dúvida, será a modalidade com maior número de atletas nos Jogos da Lusofonia, com 175 atletas de 11 países. Com exceção do Brasil – que enviam apenas as equipas de futebol e de wushu – todos os outros países-membros enviaram os seus atletas, embora não tão alto quanto os 78 que a Índia confirmou para a modalidade.

O voleibol de praia é esperado para ser a maior atração nas competições. A praia de Miramar estará repleta de espectadores para ver 25 equipas de nove países nas quadras de areia. Nove países enviarão 14 equipas na categoria masculina, enquanto 11 equipes de seis países – Angola, Cabo Verde, Índia, Portugal, Moçambique e Sri Lanka – compõem a competição feminina.

As seleções de futebol de Portugal e de Cabo Verde não estarão presentes em Goa – uma desilusão enorme para os goeses, em virtude da alteração da data dos Jogos e do apertado calendário desportivo dos dois países.

A delegação portuguesa surpreendeu os organizadores com o anúncio de sua retirada dos Jogos, devido a alegados temores por um surto de malária em Goa. A equipa cabo-verdiana ainda alegou limitações financeiras para a estada em Goa. Pode ser que a seleção de competições olímpicas do Brasil reforce a imagem do futebol nos Jogos com sua presença em Goa.  :::

.
• Sítio oficial dos III Jogos da Lusofonia
de 18 a 29 de janeiro – Goa, Índia
<http://www.lusofoniagames2014.gov.in/pt-pt>

.
–– Extraído da agência IANS (Índia), do jornal The Times of India e da Agência Lusa ––

.
*              *              *

Leia também:
Jogos da Lusofonia em Goa, com todas as bandeiras nacionais permitidas – 05 de novembro de 2013
Goa, a ponte da Índia para o mundo lusófono – Loro Horta – 14 de janeiro de 2014

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: