Articles

Goa: ponto de encontro dos negócios entre a Índia e a Lusofonia – Eugénio Viassa Monteiro

In Língua Portuguesa Internacional, Lusofonia e Diversidade, O Mundo de Língua Portuguesa on 12 de Janeiro de 2014 by ronsoar Tagged: , , , ,

Eugênio Viassa Monteiro é presidente da Associação de Amizade Portugal-Índia.

Nos dias 14 e 15 de janeiro de 2014, será realizado em Goa, na Índia, o Congresso Internacional Índia e o Mercado Lusófono. Este importante evento, além de uma oportunidade para retomar os laços da Lusofonia em Goa, será ponto de encontro de empresários de toda a Índia e dos países do mundo de Língua Portuguesa.

“A Goa de hoje tem algo muito marcante, resultado do encontro de culturas”, reconhece o presidente da Associação de Amizade Portugal-Índia, Eugénio Viassa Monteiro.

A diversidade cultural é marca característica da Índia, assim como do mundo lusófono. Os cinco séculos de presença da cultura lusófona nesta parte da Índia ajudaram a moldar a identidade de Goa – lusófona e indiana. E, agora, tanto a Índia quanto os países da Lusofonia partilham de um momento de ascensão económica.

Neste ambiente de boas expectativas para o futuro, será realizado o Congresso em Goa, focado nas relações comerciais. “O Congresso juntará gente de ‘negócios’ em busca de oportunidades, numa Índia que continua a crescer muito bem.” O estreitamento das relações, inclusive comerciais entre a Índia e a Lusofonia, tem também a sua atenção para o futuro, embora não ignore a riqueza cultural construída no passado. “O futuro estará sempre presente na mira de estabelecer pontes mais fortes de ligação entre os países interessados.”

O jornal Público, de Portugal, veiculou recente artigo escrito por Eugénio Viassa Monteiro, presidente da Associação de Amizade Portugal-Índia e professor da AESE Escola de Direção e Negócios, de Lisboa.

.
*              *              *

–– Em Goa: a Índia e o mercado lusófono ––

Eugénio Viassa Monteiro.
Do jornal Público (Lisboa, Portugal)
4 de novembro de 2013

.
A atração que Goa exerce sobre o resto da Índia e em muitas comunidades estrangeiras talvez resulte de ser um refúgio para descanso e encontro consigo mesmo. Os turistas indianos são perto dos 3 milhões anuais; e os estrangeiros mais de 700 mil, com estadas habitualmente longas.

Por que atrai tanto Goa? Talvez pelos mesmos factores que levaram os portugueses a estabelecerem aí a sua base de operações em 1500, depois de conquistada e reconquistada: na altura já Goa era um entreposto comercial importante onde os mercadores iam abastecer-se; um local privilegiado com bons portos, uma vegetação luxuriante, bom clima e pessoas perspicazes, afáveis no trato, e com grande curiosidade intelectual.

O tratamento dos portugueses e dos missionários foi de extremo cuidado, ao darem-se conta de que era população evoluída, astuta, que nem sempre dizia a verdade para desorientar os ocupantes. Tinham grande facilidade de aprender, como referiu S. Francisco Xavier. De qualquer modo, a Goa de hoje tem algo muito marcante, resultado do encontro de culturas, que se nota no modo de ser e comportar das pessoas, na arquitetura das suas igrejas e casas, densamente espalhadas por toda a Goa, na culinária, na poesia e prosa, nos estilos de vida “sossegada” e despreocupada atribuída ao estilo bem português.

Vem isto à propósito do Congresso A Índia e o Mercado Lusófono –(*)–, marcado para os dias 14 e 15 de janeiro de 2014, que tem criado entusiasmo e adesão de portugueses, angolanos, moçambicanos, etc. Caiu como surpresa que alguém se lembrasse de promover o congresso em Goa, onde a Lusofonia tem fortes raizes, pois foi o apogeu da epopeia marítima portuguesa e da sua obra missionária.

O Congresso juntará gente de “negócios” em busca de oportunidades, numa Índia que continua a crescer muito bem. Em variados painéis e colóquios, discutirão as capacidades, realizações e projetos de cada um dos países, tudo numa óptica de colaboração mútua.

O local é emblemático, a Kala Academy, em Pangim, do arquiteto Charles Correa, autor também da sede da Fundação Champalimaud, em Lisboa. O Congresso incluirá um passeio no rio Mandovi e um sarau de música de fusão goesa e de fados.

O futuro estará sempre presente na mira de estabelecer pontes mais fortes de ligação entre os países interessados. Previsto espaço e tempo para networking [contactos em rede] e conhecimento de instituições e empresas. Tanto antes e depois do Congresso, há possibilidades de visitas às entidades de escolha: hospitais dedicados ao turismo de saúde, empresas farmacêuticas certificadas pela FDA [agência pública de controle de alimentos e de medicamentos, dos EUA], algumas delas na Electronic City de Goa, fábricas de tratores, Tecnologias de Informação, nos estados vizinhos de Goa, etc. e aos locais históricos de Goa. Está prevista a presença de personalidades e empresários de topo, além de muitos empresários das PME [Pequenas e Médias Empresas] e estudiosos do desenvolvimentos de países.  :::

.
–– Nota ––
–(*)–  O Congresso Internacional Índia e o Mercado Lusófono é coorganizado pela Sociedade Lusófona de Goa, pela Associação de Amizade Portugal-Índia e pelo Instituto de Estudos Asiáticos, da AESE Escola de Negócios.

.
MONTEIRO, Eugénio Viassa. Em Goa: a Índia e o mercado lusófono.
Extraído do jornal Público – seção Opinião
Lisboa, Portugal.
Publicado em: 04 nov. 2013.

.
*              *              *

Leia também:
Congresso Internacional Índia e o Mercado Lusófono, em Goa – 11 de janeiro de 2014

2 Respostas to “Goa: ponto de encontro dos negócios entre a Índia e a Lusofonia – Eugénio Viassa Monteiro”

  1. Excelente. Congratula.se a Korsang di Melaka pelo realizacao do evento.
    Desejamos os maiores sucessos.
    Luisa Timoteo

  2. Desejamos com grande interesse que a Korsang di Melaka se faça representar no proximo Ano 2015, Fevereiro, 26 e 27, em Goa, no 2º Congresso: ‘India e o Mercado Lusófono’

    E. Viassa Monteiro

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: