Articles

Congresso Internacional Índia e o Mercado Lusófono, em Goa

In Língua Portuguesa Internacional, Lusofonia e Diversidade, O Mundo de Língua Portuguesa on 11 de Janeiro de 2014 by ronsoar Tagged: , , , ,

Da Sociedade Lusófona de Goa (Goa, Índia) e do Observatório da Língua Portuguesa

.
O Congresso Internacional Índia e o Mercado Lusófono será realizado nos dias 14 e 15 de janeiro de 2014, com foco nos contatos externos – sobretudo comerciais – entre a Índia e o mundo de Língua Portuguesa.

O evento de dois dias é organizado pela Sociedade Lusófona de Goa, pela Associação de Amizade Portugal-Índia e pelo Instituto de Estudos Asiáticos, da AESE Escola de Negócios, de Portugal.

O Congresso – com enfoque sobre as possibilidades reais de intercâmbio de bens e serviços – mostra-se como uma reunião de caráter global e um importante passo para o estreitamento das relações históricas entre a Índia e as nações da Lusofonia. O evento no Estado indiano de Goa busca o encontro de empresários de toda a Índia com os dos países de Língua Portuguesa.

–– “O local não poderia ser melhor: Goa!” ––
Será o encontro de duas realidades económicas em ascensão. A Índia, como grande nação emergente do mundo, está a realizar avanços notáveis em diversos campos das tecnologias de ponta e busca importar diversos bens e serviços.

Por outro lado, o mundo de Língua Portuguesa representa um mercado diversificado de 250 milhões de pessoas ao redor do planeta. Os países lusófonos contam com minerais, petróleo, recursos agrícolas e tecnologias avançadas, além de economias em forte destaque, como Brasil, Angola e Moçambique.

“O local do Congresso não poderia ser melhor: Goa!” O informe do evento, na página de Internet da Sociedade Lusófona de Goa, declara que “Goa recebe anualmente mais de 600 mil turistas estrangeiros e 2,7 milhões de turistas indianos”.

E isso sem falar na longa história de contatos e na presença da Língua e da cultura portuguesa em Goa e na Índia, que já dura mais de cinco séculos. O Estado de Goa é o menor em território, mas é um dos Estados mais ricos da Índia, cuja renda média é mais que o dobro da do restante do país.

Mapa-múndi com a Índia (em verde) e os países e regiões que têm como oficial a Língua Portuguesa (em vermelho): Goa como ponto de encontro entre a Índia e a Lusofonia.
 

O Congresso, de dois dias de duração, terá seus eventos com tradução simultânea bilingue em inglês e português, e realiza-se no Hotel Mandovi – Centro de Negócios e de Lazer, e na Kala Academy, pavilhão de eventos em Campal – ambos localizados em Panjim, capital de Goa. Este último local, onde se realizam festivais, exposições, congressos, oficinas e seminários, é mantido pelo Governo de Goa.

A cidade litorânea de Panjim, no distrito de Goa Norte, localiza-se a cerca de 30 quilómetros do aeroporto de Dabolim, em Goa Sul, contornando-se o Estuário do Zuari. São diversos voos diários, de uma hora de duração, entre os aeroportos de Dabolim e de Mumbai – a maior cidade da Índia.

No dia 16 de janeiro, após o Congresso, está prevista uma excursão em visita a Velha Goa, ao Instituto Nacional de Oceanografia da Índia e a empresas do Parque Industrial de Verna, em Goa Sul.  :::

.
Clique aqui para acessar a programação do Congresso Internacional Índia e o Mercado Lusófono – 14 e 15 de janeiro de 2014 – Panjim, Goa, Índia.

.
–– Extraído do sítio da Sociedade Lusófona de Goa (Goa, Índia) e do Observatório da Língua Portuguesa ––

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: