Articles

EUA: patrocínio cultural a programa de rádio português em Maui, Havaí

In Defesa da Língua Portuguesa, Língua Portuguesa Internacional, O Mundo de Língua Portuguesa on 10 de Janeiro de 2014 by ronsoar Tagged: , , , ,

A Fundação da Cultura e das Artes do Havaí concedeu doação para um projeto de um programa de rádio sobre Língua e cultura portuguesa na ilha de Maui.
 

.
Ventos da Lusofonia
mostrou em um artigo anterior o importante trabalho de preservação da memória lusófona no Estado norte-americano do Havaí através de um projeto de digitalização dos jornais havaianos em português: a imprensa de Língua Portuguesa está presente no arquipélago desde a metade de século XIX.

Agora, no final de 2013, uma doação oficial da Fundação da Cultura e das Artes do Havaí foi concedida a uma instituição da comunidade portuguesa da ilha de Maui para a transmissão local de um programa de rádio sobre a herança cultura dos portugueses do Havaí. A doação permitirá também o custeio de aulas de Língua Portuguesa na associação.

Confira a reportagem a seguir, do sítio Maui Now sobre o patrocínio cultural ao projeto de rádio da Associação Portuguesa de Maui, publicada em 26 de dezembro de 2013.

.
*              *              *

–– Uma doação a financiar programa de rádio
da Associação Portuguesa de Maui ––

Do sítio de notícias Maui Now
Maui, Havaí, EUA
26 de dezembro de 2013

No Havaí, há uma comunidade lusodescendente de cerca de 60 mil habitantes — 4,3% da população do Estado norte-americano, segundo o Censo dos EUA.
 

.
A Associação Portuguesa de Maui é o destinatário de uma doação estimada em três mil dólares da Fundação da Cultura e das Artes do Havaí.

A agremiação sem fins lucrativos planeia usar os fundos para produzir uma série de rádio de 26 segmentos de rádio intitulado Stories of Our People [“Histórias da Nossa Gente”, em português], agendada para ir ao ar aos domingos às 20 horas e 30 do dia na emissora KNUI AM 550.

A série incluirá a discussão sobre lendas e contos populares portugueses, a “Era dos Descobrimentos”, a imigração para o Havaí, a poesia, a Língua e a música.

“Isso nos dará uma oportunidade de compartilhar nossa cultura e história com os outros, especialmente com as crianças e jovens que têm algum grau de ascendência portuguesa”, disse em um comunicado de imprensa Robert Robello, presidente da Associação Portuguesa de Maui.

A doação inclui ainda o custeio para aulas de Língua Portuguesa para Iniciantes, uma oficina de culinária portuguesa e apoio para o coral do Maui Heritage Hall [Salão do Património de Maui], anunciou a agremiação.

A Associação Portuguesa de Maui foi criada em 2002, e oferece serviços de tradução, bolsas de estudos escolares e cursos da Língua.

A agremiação portuguesa tem também uma parceria com a Associação dos Portorriquenhos de Maui na criação e no desenvolvimento do Maui Heritage Hall, uma instituição planeada para o desenvolvimento localizada na cidade de Paia.  :::

(Tradução de Ronaldo Santos Soares.)

.
Grant funds Maui Portuguese Association radio series.
Extraído do sítio Maui Now – Maui, Havaí, Estados Unidos da América.
Publicado em: 26 dez. 2013.

.
*              *              *

Leia também:
EUA: tecnologia digital para preservar os jornais portugueses do Havaí – 22 de dezembro de 2013

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: