Articles

Curso de verão de Língua Portuguesa leva estudantes de Macau a Lisboa

In Língua Portuguesa Internacional, O Mundo de Língua Portuguesa on 10 de Janeiro de 2014 by ronsoar Tagged: , , , ,

Do jornal Macau Daily Times
Macau, China
7 de janeiro de 2013

.

O curso de verão de Macau levará 56 estudantes para aulas de Língua Portuguesa em Lisboa.

O Gabinete de Apoio ao Ensino Superior de Macau (GAES) continuará a organizar as suas atividades anuais de aprendizagem da Língua Portuguesa, pelo terceiro ano consecutivo, que consistem em aulas de português como Língua primeira realizadas em Macau e um curso de verão [para os meses de julho e agosto] realizado na Universidade de Lisboa.

“Recebemos um retorno muito positivo sobre as atividades nos últimos dois anos. Como sabemos, o ambiente desempenha um papel significativo na aprendizagem de uma Língua, de maneira que se vão fazer progressos muito mais rápido em Portugal. Alguns participantes anteriores disseram-nos que o progresso que fizeram ao passar um mês em Lisboa foi mais do que todo o ganho de um ano inteiro de estudos em Macau”, disse Stephanie Io, uma técnica sênior do GAES.

O programa, denominado O Ser e Saber da Língua Portuguesa, é aberto a estudantes de Macau que estão matriculados em um programa de graduação de bacharelado em institutos locais ou no estrangeiro, exceto para graduandos em conclusão de curso.

“Tanto os estudantes universitários que se formaram em uma escola de Língua Portuguesa primeira ou segunda, matriculados em um programa universitário que é ensinado em português, quanto os que falam o português como Língua materna não estão incluídos, uma vez que este programa está a tentar promover o português entre os estudantes locais que só têm um conhecimento muito básico da Língua, mas que desejam aprender mais”, acrescentou Stephanie Io.

Conferência de imprensa sobre o curso de verão de Língua Portuguesa de Macau: programa voltado a estudantes com conhecimentos básicos de português.
 

De acordo com o GAES, o programa atrai centenas de candidatos a cada ano, uma vez que fornece um curso de 50 horas como primeira Língua para iniciantes, realizado pelo Instituto Português do Oriente. Assim como no ano passado, o curso acomodará 200 estudantes, equipando-os com as habilidades de comunicação ao nível de entrada. Os candidatos podem optar por assistir às aulas com duas semanas de duração durante o Ano Novo Lunar [final de janeiro], a Páscoa ou suas férias de verão.

Após assistirem às aulas e com um bom desempenho no curso primário, 40 deles serão selecionados para entrar no curso de verão em campo em Lisboa. Além disso, o GAES convidará trinta candidatos que já atingiram o Nível A1 [de entrada] em Língua Portuguesa para entrevistas e selecionará 16 deles para participarem do curso de verão em campo.

“O Nível A1 é equivalente a 200 horas de instrução ministradas no Instituto Português do Oriente. A Universidade de Lisboa vai organizar testes de colocação para os novos estudantes”, disse Stephanie Io.

Antes, os cursos de verão em campo eram adaptados aos estudantes de Macau, que incluíam não apenas aulas especiais, mas também passeios a Lisboa. “Desta vez, só vamos organizar para os estudantes de Macau para que estes se juntem a outros estudantes internacionais em diversos níveis universitários de cursos de verão”, explicou Io.

“Eles também terão mais tempo livre à sua disposição para que possam tomar a iniciativa de conhecer a cultura local. Eles terão de pesquisar as informações por si mesmos, a fim de saber quais as atrações a visitar. Isso é o que esperamos deles para que desenvolvam através das atividades: independência e uma atitude proativa para aprender a cultura portuguesa.”  :::

(Tradução de Ronaldo Santos Soares)

.
Language Summer camp to bring Macau students to Lisbon.
Extraído do jornal Macau Daily Times (Macau, China).
Publicado em: 07 jan. 2013.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: