Articles

Dias da Lusofonia em Sófia, Bulgária: “Felicidades à Portuguesa”

In Língua Portuguesa Internacional, O Mundo de Língua Portuguesa on 5 de Janeiro de 2014 by ronsoar Tagged: , , , , ,

Do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua (Portugal)
3 de janeiro de 2014

O programa cultural dos Dias da Lusofonia terá lugar em Sófia, capital da Bulgária, em janeiro de 2014 para a promoção da cultura portuguesa e lusófona.
 

.
A iniciativa Dias da Lusofonia decorre em janeiro de 2014 em Sófia, Bulgária, dedicada ao tema “Felicidades à Portuguesa”. Contará com um programa cultural que inclui conferências, conversas com o escritor Pedro Rosa Mendes e a exposição Uma Certa Lisboa: Fotografias de Elisaveta Ivanova.

Rumen Stoyanov, da Universidade de Sófia, é responsável pela conferência inaugural, que se efetua a 6 de janeiro, pelas 18 horas, no Espaço Camões de Cultura e Língua, na capital búlgara. A conferência é dedicada a um tema sobre a poesia brasileira no país da Europa Oriental: “Carlos Drummond de Andrade e a Bulgária”.

No dia seguinte, será a vez de o professor Sérgio de Souza Oliveira – do Centro de Língua Portuguesa, do Camões, de Praga – falar sobre “Afetividades, Lusofonia e Migrações: Novas Abordagens para os Fenómenos da Identidade, da Cultura e da Língua”. E no dia 8 de janeiro, nova palestra com o tema “Quem São os Lusófonos? As Intimidades e Entendimentos Entre A Língua e a Identidade”, a ser proferida na Universidade de Sófia.

O escritor e jornalista Pedro Rosa Mendes participa dos Dias da Lusofonia de Sófia.

Nos dias 10 e 11 de janeiro, realizam-se encontros com o escritor português Pedro Rosa Mendes, que abordará tópicos diversos: “Como Pode um Escritor Português Refletir sobre África a Partir da Experiência Literária”, “Literatura, Memória e História” e “Legacies of the Cold War: Impunity from East to South (algo como “Legados da Guerra Fria: Impunidade do Oriente ao Sul”, a ser apresentada em inglês).

Na última sessão, dia 11 pelas 18 horas, o escritor e jornalista português falará sobre uma de suas obras, o romance Lenin Oil, publicado em 2006.

No mesmo dia às 21 horas, realiza-se, no Bar Neu Berlin, a Festa dos Alunos de Filologia Portuguesa, denominada Sons Lusófonos.

O programa cultural inclui ainda cinema, com a exibição dos filmes Kiss Me (2004), de António da Cunha Telles, no dia 18 de janeiro, e a obra Maria e as Outras (2004), de José de Sá Caetano, no dia 25 de janeiro.

Ponto alto da iniciativa do Camões – os Dias da Lusofonia – é também a inauguração da exposição Uma Certa Lisboa: Fotografias de Elisaveta Ivanova, marcada para as 17 horas e 30 do dia 7 de janeiro.

• Mais informações no sítio Café Lusófono, com a programação das atividades dos Dias da Lusofonia, do Camões, I.P. – Sófia, Bulgária.

.
–– Extraído do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua (Portugal) ––

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: