Articles

As palavras mais pesquisadas em 2013 pelo Dicionário Priberam

In Língua Portuguesa Internacional, O Mundo de Língua Portuguesa on 3 de Janeiro de 2014 by ronsoar Tagged: , ,

Da Agência Lusa
2 de janeiro de 2014

.

.
A palavra “poder” foi a mais pesquisada pelos internautas em Portugal, em 2013, através do Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. A segunda foi “ser”, e a terceira, “resiliência” – anunciou no dia 2 de janeiro a empresa da área de processamento computacional da Língua Portuguesa.

De acordo com os dados anuais sobre o acesso ao sítio do seu dicionário online [em linha] – que recebeu mais de 63 milhões de visitas – tal como aconteceu em 2012, a palavra “poder” voltou a ser a mais consultada.

No Brasil, a palavra mais consultada foi “atemporal”, a palavra “definir” ficou na 2.ª posição, e a palavra “amor” subiu da 8.ª posição, no ano passado, para a 3.ª posição, este ano.

Quanto aos erros de palavras em português mais pesquisadas, a Priberam indica que foram “concerteza” (a forma correta é “com certeza”), “compania” (“companhia”), “excessão” (“exceção”), “extender” (“estender”), “disfrutar” (“desfrutar”), “mecher” (“mexer”), e “apartir” (“a partir”).

Relativamente às palavras mais pesquisadas por país, este ano, em Moçambique foi “fanatismo”; no Canadá, “homossexualidade”; na África do Sul, “cabine”; na Arábia Saudita, “adoração”; no Japão, “família”; na Venezuela, “dívidas”; nos Estados Unidos, “pujança”; e na Eslovénia, “prepotência”.

–– Aumento do número de visitas ao Dicionário ––

O Dicionário Priberam, totalmente em linha, contém mais de 110 mil verbetes e permite a opção entre antes e depois do Acordo Ortográfico.
 

Ainda segundo o balanço da Priberam sobre os dados consultados no dicionário, o maior número de acessos foi feito a partir do Brasil e de Portugal, que teve um aumento de 20 por cento em relação a 2012.

Relativamente ao número de visitantes do dicionário a partir de Angola e Moçambique, as visitas duplicaram face a 2012, indicou a empresa.

Ao todo, os internautas visualizaram 200 milhões de páginas em 2013, não incluindo os acessos a partir das aplicações do dicionário para sistemas de telemóveis inteligentes – Google Android, Apple iOS e Microsoft Windows Phone.

Os acessos a partir da aplicação para Android registaram um aumento de 380 por cento face a 2012, mas a Priberam aponta que, “apesar dos aumentos registados na utilização das aplicações, as consultas ao sítio do Dicionário continuam a representar cerca de 80 por cento dos acessos”.

–– O Dicionário em linha da Priberam ––

Criada em 1989, a Priberam é uma empresa portuguesa que disponibiliza produtos e serviços informáticos ligados ao processamento computacional da Língua, a sistemas de gestão de dados jurídicos e de saúde e a motores de pesquisa semânticos (de significados de palavras).

.
O Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, totalmente em linha, contém mais de 110 000 entradas lexicais, com locuções e fraseologias, embora haja a separação de pesquisa lexical entre o português de Portugal e o português do Brasil. O dicionário da Priberam permite ainda a pesquisa de entradas na versão antes e depois do Acordo Ortográfico de 1990.  :::

.
–– Extraído da Agência Lusa ––

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: