Articles

O ano de 2014 será grande como a Língua Portuguesa!

In Língua Portuguesa Internacional, O Mundo de Língua Portuguesa on 31 de Dezembro de 2013 by ronsoar Tagged: , ,

..

Nós, do blogue Ventos da Lusofonia, agradecemos cordialmente a todos que nos visitam e que nos seguem na Internet. Já se foi mais um ano de veiculação de informações sobre o mundo de Língua Portuguesa. Agradecemos a todos pelos 34 mil acessos recebidos de 121 países e territórios diferentes ao redor do mundo desde a abertura de nosso blogue em 15 de abril de 2012.

Muitas realizações se deram neste ano que se encerra, em prol do constante crescimento da Língua Portuguesa. Merece realce a II Conferência Internacional sobre o Futuro da Língua Portuguesa no Sistema Mundial, ocorrida em Lisboa e que se centrou no uso da Língua para as novas áreas das ciências e das tecnologias do século XXI.

Também vimos o lançamento do Portal do Professor de Português Língua Estrangeira (PPPLE), a cargo do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP): um suporte eletrônico para o ensino da Língua no estrangeiro. E observamos a crescente presença da Língua Portuguesa em eventos internacionais, que reafirmam a importância da “Língua filha ilustre do Latim” no âmbito mundial.

O ano de 2014 será marcado pela Copa do Mundo de Futebol no Brasil – um dos mais importantes eventos do desporto internacional e que motivou pessoas de todos os continentes a aprenderem a Língua Portuguesa. Mas haverá outros eventos de destaque para o mundo lusófono:

• Logo em janeiro de 2014, outra grande nação emergente do mundo – a Índia – será o centro de atenções do mundo de Língua Portuguesa. Primeiro, com o Congresso Internacional Índia e o Mercado Lusófono, e depois com as competições desportivas dos Jogos da Lusofonia, em Goa.

• No primeiro semestre de 2014, o IILP fará o lançamento do Vocabulário Ortográfico Comum da Língua Portuguesa.

• E em julho de 2014, a reunião dos chefes de Estado e de Governo das nações lusófonas na Cimeira da CPLP em Díli, capital do Timor-Leste. Na mesma ocasião, discutem-se as situações da Guiné-Bissau e da Guiné Equatorial.

E além destes, há mais passos a serem dados:
• A elaboração de uma política terminológica de caráter internacional para a Língua Portuguesa, voltada à criação e adaptação lexical, que será importante para a tradução e a divulgação de determinadas áreas do saber, como as tecnologias de ponta, dotando a Língua de termos próprios a conferirem qualidade para os seus usos técnicos.

• O incentivo para as ratificações do Acordo Ortográfico pelos governos de Angola e Moçambique – além da adesão de Macau, na China – para que estejam em sintonia com a maior parte do mundo lusófono quanto às regras de escrita da Língua Portuguesa.

• Um projeto necessário para se discutir uma gramática internacional da Língua Portuguesa, que sirva como diretriz para os usos formais da Língua em escala mundial e que será de grande valia para a aplicação do português como Língua oficial e Língua de trabalho.

• O esforço conjunto das nações e regiões lusófonas para a adoção do português como Língua de trabalho em organismos internacionais – sobretudo as Nações Unidas.

• A defesa constante da afirmação e da difusão internacional da Língua Portuguesa em prol do multilinguismo e da diversidade cultural no mundo.

• E a criação de políticas de proteção e preservação das línguas minoritárias locais, em defesa dos mesmos princípios de multiculturalismo no âmbito de cada um dos países da Lusofonia.

Muitos desafios aguardam o mundo lusófono para 2014, mas cada vez mais os povos lusófonos estão unidos para alcançarem as metas comuns de progresso e bem-estar. E isto muito nos anima, pois a Língua Portuguesa – uma ponte entre diversos povos que abraça o mundo – provou em sua história ser uma Língua de descobrimentos e de redescobertas. Chegou o momento de valorizarmos esta redescoberta da união de culturas irmanadas em torno de uma Língua e do valor da diversidade cultural no mundo.

Feliz Ano Novo de 2014! Um ano que promete ser tão grande quanto a Língua Portuguesa. Continuaremos navegando juntos neste oceano sem fronteiras, guiados pelos Ventos da Lusofonia!

.
Ronaldo Santos Soares
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Universidade de São Paulo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: