Articles

Reino Unido: o Ensino de Português em uma escola primária de Londres

In Língua Portuguesa Internacional, O Mundo de Língua Portuguesa on 19 de Dezembro de 2013 by ronsoar Tagged: , , ,

Da Agência Lusa
17 de dezembro de 2013

A Escola Henry Fawcett, em Londres, é uma das 11 escolas primárias do Reino Unido que fornecem aulas de Língua Portuguesa em sua grade curricular.
 

.
Pais e alunos apreciam o Ensino da Língua Portuguesa na Escola Primária Henry Fawcett, em Londres, uma das 11 do Reino Unido que têm o Português como Língua curricular, afirmou a diretora, Claire Nuttall.

“Os alunos gostam, aqueles de origem lusófona envolvem-se muito e ajudam os colegas, e os pais consideram [o Ensino do Português] um bónus”, declarou à Agência Lusa, a propósito da escolha do idioma.

Claire Nuttall: “Os alunos gostam e os pais consideram um bónus” o Ensino de Português.

O estabelecimento possui 330 crianças, das quais dez por cento são portuguesas, brasileiras ou de países africanos lusófonos, e muitos de outras origens étnicas, tendo como língua materna o somali, o espanhol ou o francês.

As aulas de Língua Portuguesa são lecionadas em grupos de cerca de 10 alunos por Alexandra Taveira, uma professora colocada pelo Instituto Camões.

“O português possui muito potencial enquanto Língua, e foi identificado recentemente num estudo do British Council como um dos dez idiomas estrangeiros mais importantes para os próximos 20 anos no Reino Unido“, declarou o embaixador português, João de Vallera, durante sua recente visita à escola.

Mas Claire Nuttall também admite que a opção pelo ensino da Língua torna a escola mais atrativa em relação a outras na mesma zona, resumindo: “Queríamos algo diferente”.

A escola antecipou-se à lei que torna obrigatório o ensino de idiomas estrangeiros no ensino primário a partir dos sete anos, a qual entra em vigor no próximo ano, quando a Escola Primária Henry Fawcett tenciona começar a oferecer a opção de chinês mandarim.

É uma das 11 escolas no Reino Unido que oferecem o Português como Língua Estrangeira curricular, na sua maioria secundárias, e uma das 63 escolas com aulas em regime extracurricular, frequentadas sobretudo por crianças lusófonas.

A Coordenação do Ensino do Português no Reino Unido, que faz parte dos serviços da Embaixada da República Portuguesa em Londres, está a trabalhar no sentido de apoiar mais escolas primárias a escolherem o Português como Língua Estrangeira – nomeadamente o acesso a materiais didáticos e a formação de professores, em colaboração com universidades britânicas.

Convidou ainda a empresa portuguesa Science4You a realizar oficinas de experiências científicas bilingues na escola: atividade que será estendida a mais três estabelecimentos até ao final do ano escolar.  :::

.
–– Extraído da Agência Lusa ––

.
*              *              *

Leia também:
Português é uma das “Línguas para o futuro” no Reino Unido – 26 de novembro de 2013
Reino Unido: portugueses no País de Gales querem aulas de Português para crianças – 17 de setembro de 2013
Reino Unido: escola bilingue português-inglês em Londres – 17 de setembro de 2013

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: