Articles

Durão Barroso defende importância da comunidade lusófona de Macau

In Lusofonia e Diversidade, O Mundo de Língua Portuguesa on 17 de Dezembro de 2013 by ronsoar Tagged: , , , , , ,

Da Agência Lusa.

O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, declarou que a comunidade lusófona continua a “granjear respeito e admiração” em Macau.
 

A comunidade lusófona continua a ser um “ator central na vida política, económica e social” de Macau, defendeu o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, durante visita oficial àquela Região Administrativa Especial no sul da China, ocorrida no final de novembro de 2013.

Em uma intervenção feita na residência oficial do cônsul-geral de Portugal em Macau, Durão Barroso disse verificar que, 14 anos depois da transferência de soberania para a China, “Macau está com um desenvolvimento impressionante; a Lei Básica, a ser observada; a comunidade lusófona continua a ser um ator central na vida política, económica e social desta Região e a granjear respeito e admiração”.

O presidente da Comissão Europeia, que esteve em Macau pela última vez em 2005, começou por se pronunciar em inglês, mas acabou por proferir parte do discurso em português, expressando a “grande emoção” não só pelo regresso ao território, mas também por ter oportunidade de se dirigir a todos na sua Língua materna, manifestando sentir ainda o “orgulho” dessa presença portuguesa.

Uma comunidade com “um papel decisivo em todas as suas vertentes” e “reconhecida pelo seu extraordinário dinamismo, empreendedorismo e seriedade”, subscreveu o cônsul-geral de Portugal em Macau e Hong Kong, Vítor Sereno, apontando que “a grande capacidade” de estabelecer diálogos com os outros figura como o aspecto que “distingue” esta comunidade das demais.

Durão Barroso cumprimenta Fernando Chui Sai On em visita ao Palacete de Santa Sancha, residência oficial do chefe do Executivo de Macau.
 

–– Acordo de Comércio e Cooperação entre União Europeia e Macau ––
Na cidade da Riviera das Pérolas, Durão Barroso participou das comemorações dos 20 anos da assinatura do Acordo de Comércio e Cooperação entre União Europeia e Macau, em cerimónia realizada na Torre Panorámica de Macau.

O Acordo de Comércio e Cooperação entrou em vigor em 1993, em pleno período de transição entre a Declaração Conjunta com a China e a transferência de exercício de soberania de Macau, efetivada em dezembro de 1999. Na ocasião do Acordo de Comércio, Durão Barroso, que viria a ser primeiro-ministro português, ocupava o cargo de Ministro dos Negócios Estrangeiros da República Portuguesa.

“Esta celebração é uma oportunidade para dar um passo atrás e para olhar, ao mesmo tempo, em frente com o objetivo de alargar e reforçar a nossa parceria”, referiu, frisando que a União Europeia está “orgulhosa” da sua relação com Macau e dos “muitos laços” que os ligam. O pretendido é “a União Europeia quer estar ao lado de Macau”.

O presidente da União Europeia foi recebido pelo chefe do Executivo de Macau, Fernando Chui Sai On, no Palacete de Santa Sancha, residência oficial do chefe de Governo da região especial. No mesmo dia assistiu à inauguração da Câmara do Comércio da União Europeia no território.

–– Macau “já estava no meu coração” ––
“A verdade é que temos hoje uma opinião positiva deste princípio ‘um País, dois sistemas’, que a cooperação económica está a funcionar bem, que a presença cultural europeia continua e que a Comissão Europeia tem vindo também a promover vários programas”, destacou Durão Barroso, citando o exemplo dos programas de formação de tradutores e intérpretes, bem como no domínio jurídico.

De Macau, Durão Barroso afirmou guardar “muitas memórias” pessoais e profissionais. O presidente da Comissão Europeia afirmou que, pelo bem-sucedido diálogo entre Portugal e China e alargado agora com a União Europeia, Macau “já estava no meu coração”.  :::

.
–– Extraído da Agência Lusa ––

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: