Articles

Cooperação entre as Línguas Portuguesa, espanhola e francesa pelo multilinguismo

In Defesa da Língua Portuguesa, Lusofonia e Diversidade, O Mundo de Língua Portuguesa on 14 de Dezembro de 2013 by ronsoar Tagged: , , , , ,

Da Secretaria-Geral Ibero-Americana e da Embaixada da República Francesa em Madri (Espanha)
12 de dezembro de 2013

.

Os secretários-gerais e executivos dos Três Espaços Linguísticos reuniram-se em Paris, na sede da Organização Internacional da Francofonia, no dia 11 de dezembro de 2013.

Estiveram reunidos na capital francesa o secretário-geral da Organização Internacional da Francofonia (OIF), o antigo presidente do Senegal, Abdou Diouf, e o secretário-executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), o moçambicano Murade Isaac Murargy, bem como o uruguaio Enrique Iglesias, nome máximo da Secretaria-Geral Ibero-Americana (Segib), que representou o mundo de língua espanhola.

.

Após a reunião, eles assinaram uma declaração que confirma a importância da diversidade linguística e cultural como ferramenta imprescindível para o desenvolvimento sustentável e vontade mútua de reforçar a cooperação entre as respectivas organizações.

Da esq. para a dir: os representantes máximos das organizações dos Três Espaços Linguísticos reunidos em Paris: Enrique Iglesias, Abdou Diouf e Murade Isaac Murargy.
 

Abdou Diouf inicialmente evocou as ações da OIF em defesa do multilinguismo, lembrando que elas fazem parte de um quadro mais amplo, o do “direito ao respeito e à livre expressão dos povos a partir de suas diferenças”.

De facto, de acordo com o secretário-geral da Francofonia, o “unilinguismo” praticado no mundo, em nome de “supostas considerações práticas e económicas”, exclui “milhões de falantes que descem de categoria linguística no caminho do declive cultural”.

Daí a necessidade de mobilizar-se e de continuar o diálogo iniciado há 12 anos entre os Três Espaços Linguísticos – a Lusofonia, o mundo francófono e o mundo hispanófono – e estendê-lo a outras áreas linguísticas, como sugere a declaração apresentada.

O texto também fornece as bases de cooperação dos Três Espaços Linguísticos nos próximos anos, especialmente nas seguintes áreas: a promoção do multilinguismo no cenário internacional; o valor econômico das línguas; o papel das línguas no ensino superior e na investigação académica; o multilinguismo no mundo digital; e a aplicação da Convenção da UNESCO [Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura] sobre a proteção e a promoção da diversidade das expressões culturais.

Os três secretários-gerais e executivos defenderam o multilinguismo e a cooperação entre os Três Espaços Linguísticos.

–– As línguas são pontos de apoio para a compreensão do mundo ––
Em sua apresentação, Iglesias destacou que “a língua e a cultura são um ponto de apoio para a construção de mundo que se entenda melhor”.

O representante hispanófono advertiu que o auge da “globalização da economia” provocou “um deslocamento da economia do Ocidente para o Oriente”, mas mesmo assim a alegada causa do predomínio do inglês “poderia levar à perda da diversidade cultural e linguística”. E acrescentou: “Não protegemos a língua apenas como uma identidade linguística, mas também como uma identidade cultural que reflete valores próprios.”

–– Murargy: as línguas “transportam uma visão do mundo” ––
O secretário-executivo da CPLP, Murade Murargy, apoiou as declarações de Abdou Diouf e de Enrique Iglesias e sublinhou na reunião que as línguas “transportam uma visão do mundo nas relações internacionais”.

Também falou no encontro o diretor-executivo do Instituto Internacional da Língua Portuguesa, o brasileiro Gilvan Müller de Oliveira, declarando que “até mesmo os países anglófonos começam a dar-se conta de que o inglês não é suficiente para entender o mundo”.

–– O papel fundamental das línguas em um mundo multipolar ––
Na declaração assinada em Paris, os três representantes lamentaram a dissolução da União Latina, que “representou o desaparecimento de um ator fundamental para o desenvolvimento de uma cooperação dos Três Espaços Linguísticos baseada em projetos”.

Por outro lado, comprometeram-se a organizar um evento anual conjunto e a divulgar o diálogo nas atividades, na comunicação social e nas Cimeiras de Chefes de Estado e de Governo dos países-membros das três organizações. Tais compromissos têm em vista que “os espaços que eles representam desempenham um papel fundamental na nova organização de intercâmbios linguísticos decorrentes da globalização da economia e da multipolaridade nas relações internacionais”.  :::

Clique aqui para descarregar o documento da Declaração Final da Reunião dos Três Espaços Linguísticos – Paris, 11 de dezembro de 2013.

.
–– Extraído da Secretaria-Geral Ibero-Americana e da Embaixada da República Francesa em Madri (Espanha) ––

.
*              *              *

Leia também:
Cimeira Portugal-Espanha em Madri: promoção mútua das línguas espanhola e portuguesa – 19 de maio de 2013
Colóquio “Lusofonia, Francofonia: Mesmo Desafio?” realizado em Lisboa – 29 de março de 2013
Portugal e França assinam acordo de cooperação linguística até o final do ano – 17 de março de 2013
Ensino do Português em França na agenda da Cimeira Luso-Francesa – 08 de dezembro de 2012
E a crise chega à União Latina – 07 de agosto de 2012

Uma resposta to “Cooperação entre as Línguas Portuguesa, espanhola e francesa pelo multilinguismo”

  1. Importante encontro marcado pelo dia 11 de Dezembro de 2013. Mais um passo gigante que fortalece culturas diferentes como modo de mundo mais fraterno
    Bem hajam

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: