Articles

Língua Portuguesa: a quinta mais usada em postagens do Twitter em 2013

In Língua Portuguesa Internacional, O Mundo de Língua Portuguesa on 13 de Dezembro de 2013 by ronsoar Tagged: , , ,

Baseado em dados do MIT Technology Review
Instituto de Tecnologia de Massachusetts (EUA)
11 de dezembro de 2013

A Língua Portuguesa é a quinta mais usada no Twitter com 6% do total de postagens realizadas no portal de microblogues em 2013.
 

.
A Língua Portuguesa caiu uma posição em relação ao ano passado, sendo hoje a quinta mais utilizada em postagens do portal de microblogues Twitter, de acordo com o relatório de uma investigação levada a cabo pelo instituto de pesquisas Semiocast, especializado em mídias digitais.

O relatório, divulgado em 11 de dezembro, aponta uma liderança de longe da língua inglesa como a mais usada nas postagens do Twitter (os chamados tweets), com 34% do total de postagens. Em segundo lugar, vêm as postagens em japonês, com 16% do total; na sequência, as em espanhol, com 12%, e em malaio-indonésio, com 8%.

A Língua Portuguesa aparece em quinto lugar, com 6% do total de postagens do Twitter, a mesma porcentagem da língua árabe, que vem logo atrás, mas que tem registado neste ano um crescimento de uso na Internet.

Os Estados Unidos da América lideram em número de postagens feitas por país no Twitter com aproximadamente 3,7 mil milhões (bilhões) registados em junho de 2013. O Brasil é o quarto país com mais postagens no Twitter – 910 milhões –, atrás dos Estados Unidos, do Japão e da Indonésia.

–– Menos acessos do Brasil, mais acessos da África lusófona ––
O Twitter obteve sucesso em aumentar o número de usuários em todo o mundo – o que é mostrado pelas mais de 400 milhões de postagens ali realizadas em média por dia, ainda segundo os dados do Semiocast.

Embora o Twitter tenha começado a perder adeptos no Brasil, a presença das postagens em português no portal vem sendo contrabalançada com os acessos vindos de outros países lusófonos, sobretudo os da África.

A investigação do Semiocast detectou postagens no Twitter em 61 línguas diferentes ao redor do mundo.

O Twitter é um serviço de microblogues em linha, de alcance mundial, lançado na Internet em 2006, que permite envio de postagens limitadas a 140 caracteres. A sede do Twitter localiza-se em São Francisco, o centro do parque industrial digital da costa oeste dos EUA.

A presença da Língua Portuguesa no Twitter contou com as 910 milhões de postagens realizadas pelos usuários brasileiros do serviço em 2013.
  

–– Twitter: quarta rede social mais usada na Internet ––
Um levantamento do próprio Twitter computou a quantidade de usuários ativos ao redor do mundo por trimestre desde 2010, até o terceiro trimestre de 2013. De acordo com o levantamento, os Estados Unidos tinham neste terceiro trimestre cerca de 50 milhões de usuários no Twitter, enquanto todos os outros países juntos representam 182 milhões de membros ativos.

O Twitter ainda aparece como a quarta rede social mais usada na Internet, por 22% do total de usuários ativos no mundo entre 16 e 64 anos de idade. O portal de microblogues está atrás do Facebook, com 51%, do Google Plus, com 26%, e do portal de vídeos YouTube, com 25% do total de usuários.

Os dados do relatório do Semiocast e do Twitter foram divulgados em um infográfico disponível no sítio da revista do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), dos EUA.  :::

.
–– Com dados do MIT Techonology Review, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (EUA) ––

.
*              *              *

Leia também:
Português: a quarta língua mais usada no Twitter – 20 de agosto de 2012

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: