Articles

A Biblioteca da CPLP – a serviço da Lusofonia

In Defesa da Língua Portuguesa, Língua Portuguesa Internacional, O Mundo de Língua Portuguesa on 7 de Dezembro de 2013 by ronsoar Tagged: , , , , , ,

Do sítio Lusomonitor (Portugal)
3 de dezembro de 2013

A Biblioteca e Centro de Documentação da CPLP funciona na sede da entidade lusófona: o Palácio Conde de Penafiel, em Lisboa.
 

.
A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa inaugurou em 5 de maio do ano passado – Dia da Língua Portuguesa – a sua Biblioteca e Centro de Documentação. O espaço físico arejado no primeiro piso do Palácio Conde de Penafiel alberga uma bibliografia recente, fruto de um rigoroso trabalho de catalogação.

“É uma biblioteca especializada, o que significa que quem nos procura são pessoas com um interesse especializado na CPLP e nas temáticas que aqui tratamos”, esclarece a coordenadora Isabel Júlio.

As seções da Biblioteca da CPLP, repartidas por seus pilares de ação, ainda têm grandes espaços vazios. Mas para a coordenadora, o espaço não é motivo de embaraço – antes pelo contrário. A bibliografia que merece lugar nas prateleiras do Centro de Documentação é resultado de uma curadoria criteriosa. “Pode não haver muita coisa, mas o que há é relevante, objetivo e específico. A nossa bibliografia é quase toda muito recente, de 1996 para cá. Privilegiamos a informação sobre o que a CPLP está a fazer atualmente enquanto organização”, explica Isabel Júlio.

–– “Nossos utilizadores estão espalhados pelo mundo” ––
Embora o espaço físico do Centro de Documentação seja na Rua de São Mamede, próximo à Sé de Lisboa, a coordenadora garante que os investigadores e estudantes que requeiram os seus serviços podem fazê-lo de qualquer parte do mundo, de forma remota. A equipa do Centro faz questão de acompanhar e ajudar quem a contacta, seja por telefone ou por correio eletrónico [e-mail].

A Biblioteca da CPLP conta com um espaço multimédia para consulta das leis dos países da África lusófona e de notícias sobre a Lusofonia.

Serviços como o empréstimo entre bibliotecas e a base de dados de pesquisa em linha na Internet permitem que a investigação sobre a CPLP possa ser feita em qualquer lado. “Os nossos utilizadores estão espalhados pelo mundo”, diz Isabel Júlio, “e nós queremos ajustar-nos a essa realidade”.

O Centro tem uma área multimédia para consulta da base de dados Legis-PALOP – com as leis dos países africanos da Lusofonia –, além de postos para leitura de presença e digitalizações gratuitas, para quem quiser levar material para casa sem ter que se preocupar com fotocópias.

.

O espaço multimédia permite também a consulta da Resenha de Imprensa, com notícias da CPLP e da Lusofonia veiculadas desde 2006 pela comunicação social, sobretudo portuguesa, de rádio, televisão e imprensa escrita.

Existem ainda gabinetes a serem ocupados por investigadores interessados nos temas da Lusofonia que se encontrem em Lisboa por períodos prolongados e precisem de um espaço de trabalho.

–– Uma biblioteca para a Lusofonia, em expansão ––
Em comparação com o ano passado, “o número de utilizadores cresceu muito”, afirma Isabel Júlio. Mas ainda há trabalho a fazer. “Tentámos, através dos instrumentos que temos ao nosso alcance, levar o Centro de Documentação para fora.” O trabalho de divulgação, e “é constante”.

Ao fim de um ano e meio de existência, o espólio da biblioteca, composto de ofertas, doações e aquisições, continua em construção. Enquanto se vão preenchendo os espaços vazios nas prateleiras, os investigadores da Lusofonia já têm um espaço a que recorrer – seja pelo próprio pé na Rua de São Mamede abaixo, seja ao telefone com a equipa do Centro, que faz com que “as pessoas, sem muito esforço, consigam encontrar aquilo que precisam”.  :::

.
–– Extraído do sítio Lusomonitor (Portugal) ––

.
*              *              *

Leia também:
Lançado o livro ‘Guia para Investir nos PALOP’ em Angola – 20 de agosto de 2013

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: