Articles

O ensino e o aprendizado de Português: a literatura é a solução – Lúcia Vaz Pedro

In Defesa da Língua Portuguesa, O Mundo de Língua Portuguesa on 3 de Dezembro de 2013 by ronsoar Tagged: , ,

.
A escritora e professora portuguesa Lúcia Vaz Pedro afirma que “o texto literário é o instrumento essencial” para o ensino e a aprendizagem da Língua Portuguesa na escola.

Segundo a professora e escritora, cabe ao professor a escolha de boas opções de obras da literatura aos alunos. “Na verdade, este aspecto é fundamental para a formação de leitores que gostarão de ler ao longo da vida.” E vai além: “Em sintonia, professor e alunos traçarão o sucesso da aprendizagem da leitura”, desse modo, “transformando o livro no veículo fundamental do conhecimento do mundo”.

Para Lúcia Vaz Pedro, o aprendizado da leitura não leva apenas ao sucesso pessoal: “É o fator de sucesso coletivo de uma nação. Por isso, o direito à leitura tornou-se uma questão de justiça social”. Deve-se tanto saber ler quanto gostar de ler, e para essas metas “a literatura é a solução”.

Abaixo, o artigo assinado por Lúcia Vaz Pedro, publicado em sua coluna Português Atual, do Jornal de Notícias, de Portugal, sobre o uso dos textos da literatura para o ensino e o aprendizado da Língua Portuguesa.

.
*              *              *

–– Ensinar/aprender Português com base na literatura ––

Lúcia Vaz Pedro
do Jornal de Notícias (Porto, Portugal)
6 de outubro de 2013

.
O texto literário é o instrumento essencial no ensino/aprendizagem da Língua Portuguesa, inserido num programa educativo que valorize a interpretação, a capacidade imaginativa e o poder de análise.

O professor tem, pois, ao seu dispor um leque de opções literárias, que são apresentadas nas Metas Curriculares, com diferentes temas, tipologias textuais, e que deverá selecionar tendo em conta o nível etário e escolar dos seus alunos. Na verdade, este aspecto é fundamental para a formação de leitores que gostarão de ler ao longo da vida.

Indubitavelmente, o texto literário projeta ao máximo a multifuncionalidade da Língua, conciliando o prazer da leitura ao desenvolvimento da compreensão/expressão escrita. Essa leitura deverá ser atenta, reflexiva, capaz de esmiuçar sentidos, de ensinar a descobrir as potencialidades do português.

Assim, espera-se de quem ensina que seja capaz de conduzir os alunos nesse processo de descoberta, que vai da palavra à frase e da frase ao texto, abrindo trajetos, navegando pelas linhas que desenham o texto escrito. E, da parte de quem quer aprender a gostar de ler, que se interesse, que se deixe surpreender pelas escolhas efetuadas.

Em sintonia, professor e alunos traçarão o sucesso da aprendizagem da leitura, que será tanto mais rica quanto mais sentidos oferecer para desvendar, quanto mais vontade de folhear páginas despertar, transformando o livro no veículo fundamental do conhecimento do mundo.

Saber ler é, hoje e sempre, mais do que uma condição de sucesso pessoal, escolar, profissional e social. É o fator de sucesso coletivo de uma nação. Por isso, o direito à leitura tornou-se uma questão de justiça social, o que implica que uma das grandes prioridades de qualquer sistema educativo seja o desenvolvimento da competência de leitura para todos os alunos.

Saber ler e gostar de ler são os passos para o desenvolvimento. E quanto mais se gostar de ler, mais se lê e se sabe fazê-lo. Porém, só quem sabe ler gosta de ler. Para isso a literatura é a mais do que a melhor opção. A literatura é a solução.  :::

.
PEDRO, Lúcia Vaz. Ensinar/aprender Português com base na literatura.
Extraído do Jornal de Notícias – seção DossiêsPortuguês Atual.
Porto, Portugal.
Publicado em: 06 out. 2013.

.
*              *              *

Leia também:
Como ajudar um filho a estudar Português? – Lúcia Vaz Pedro – 19 de agosto de 2013

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: