Articles

I Conferência da CPLP de Governo Eletrónico realizada em Lisboa

In Língua Portuguesa Internacional, Lusofonia e Diversidade, O Mundo de Língua Portuguesa on 1 de Dezembro de 2013 by ronsoar Tagged: , , , , , , ,

Da Agência Lusa
30 de novembro de 2013

A I Conferência da CPLP de Governo Eletrónico, com o tema “Governação Inteligente para Liderar o Futuro”, foi realizada em Lisboa no dia 29 de novembro.
 

.
No último dia 29 de novembro, Lisboa acolheu a I Conferência da CPLP de Governo Eletrónico. O encontro dos responsáveis pelos organismos públicos, ligados às áreas de governo eletrónico e de Tecnologias da Informação e da Comunicação, teve como lugar o auditório do Arquivo Nacional da Torre do Tombo.

O evento, cujo tema foi “Governação Inteligente para Liderar o Futuro”, foi promovido pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em conjunto com a Agência para a Modernização Administrativa (AMA) – instituto público do Governo da República Portuguesa – e com a Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação (APDSI) – entidade portuguesa sem fins lucrativos.

–– “A tecnologia de acesso deve ser adequada a cada um dos países” ––
O diretor de Cooperação da CPLP, Paulo Lapão, resumiu os quatro dias de trabalho das delegações reunidas na conferência que foi aberta ao público. “O sentimento geral de todos os Estados-membros é o de que as tecnologias devem ser verdadeiramente adequadas às necessidades reais dos países tendo em conta os seus patamares de desenvolvimento, porque há muitas empresas mundiais vendedores deste software [logicial] que apresentam capacidade que podem ser adquiridas pelos Estados e depois não são exploradas na sua plenitude”.

O evento defende a colaboração entre os países lusófonos para o contato entre governos e cidadãos através dos meios digitais.

Os representantes de todos os países lusófonos – com exceção da Guiné-Bissau, devido à situação de instabilidade política no país – concordaram que é preciso avaliar “se ter a tecnologia adequada ao contexto de cada um não é mais adequado do que comprar um pacote integrado que depois não tem aplicação concreta e global”.

Paulo Lapão declarou à Agência Lusa que Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste são os países com estruturas menos avançadas no domínio da governação eletrónica; que Angola e Moçambique têm desafios semelhantes quanto à “descentralização administrativa” e à cobertura digital de vastos territórios; que Cabo Verde está a estudar o armazenamento de dados em nuvem e o Brasil avalia o tratamento da informação do cidadão no seu acesso aos poderes públicos.

.
Sobre Timor-Leste, o responsável disse que o país não segue muito a linha da CPLP, mas quando debate com os restantes-Estados membros, acaba por concluir que a linha CPLP é melhor ou mais adequada do que a linha sugerida pelos seus parceiros internacionais da cooperação.

“Todas as bases de dados do Estado estão informatizadas, mas o acesso do cidadão a essa informação ainda tem um certo défice, nomeadamente a partir de escolas e institutos, o que dificulta a viabilidade do governo eletrónico, uma vez que não há operabilidade ao nível do que a administração pretenderia.”

–– III Reunião de Pontos Focais de Governo Eletrónico da CPLP ––
Antes, na sede da CPLP – o Palácio Conde de Penafiel –, ocorreu nos dias 26 e 27 de novembro, a III Reunião de Pontos Focais de Governo Eletrónico da CPLP, que é a vertente mais técnica dos trabalhos ligados ao contato entre governo e cidadãos através das Tecnologias da Comunicação e da Informação.

Durante a reunião, foi elaborada e aprovada uma Declaração Final, a definir a estratégia de colaboração entre os Estados-membros da Comunidade para a modernização administrativa e o aprimoramento conjunto da governação eletrónica.

A IV Reunião de Pontos Focais de Governo Eletrónico da CPLP e a segunda Conferência CPLP de Governo Eletrónico deverão realizar-se em 2014, em Angola ou em Cabo Verde.  :::

.
–– Extraído da Agência Lusa ––

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: