Articles

Portugal e Argélia: cooperação para ensino de ciências e Língua Portuguesa

In Defesa da Língua Portuguesa, Língua Portuguesa Internacional on 28 de Novembro de 2013 by ronsoar Tagged: , , , ,

Do jornal El-Moudjahid (Argel, Argélia)
26 de novembro de 2013

O ministro Mohamed Mebarki encontrou-se com o embaixador de Portugal em Argel, António Gamito: negociação de projetos para o ensino de ciências e de Língua Portuguesa.
 

.
Argélia e Portugal revelaram a vontade em comum de desenvolver a cooperação no domínio do ensino superior, em um encontro em Argel entre o ministro do Ensino Superior e da Investigação Científica da Argélia, Mohamed Mebarki, e o embaixador da República Portuguesa na Argélia, António Gamito.

Neste encontro, as duas partes “manifestaram a sua vontade de desenvolver ainda mais a cooperação científica e universitária para levá-la ao nível de excelência das relações políticas e económicas que caracterizam os dois países”, disse um comunicado do ministério argelino.

Neste quadro, os dois lados concordaram em estabelecer os instrumentos e mecanismos necessários para “desenvolver projetos científicos em domínios de interesse comum, principalmente o da nanotecnologia”.

Outros setores, tais como sismologia, engenharia civil, obras públicas, agricultura, agronegócios e energias renováveis “também chamaram a atenção das duas partes e serão alvo de parcerias que têm como eixo a mobilidade de investigadores de alto nível”.

O ensino da Língua Portuguesa nas universidades argelinas “constitui outra questão sobre a qual as duas partes estão inclinadas”.

A reunião foi uma oportunidade de ambas as partes para “avaliar o estado da cooperação bilateral quanto ao ensino superior e à investigação científica”.

Durante esta audiência, as duas partes também abordaram a próxima visita do ministro argelino do Ensino Superior e da Investigação Científica a Portugal, prevista para janeiro de 2014, diz o comunicado.  :::

(Tradução de Ronaldo Santos Soares)

.
Mohamed Mebarki s’entretient avec l’ambassadeur du Portugal : volonté commune de développer la coopération.
Extraído do jornal El-Moudjahid – Argel, Argélia.
Publicado em: 26 nov. 2013.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: