Articles

Agências de notícias dos países lusófonos discutem criação de portal conjunto

In Defesa da Língua Portuguesa, Lusofonia e Diversidade on 25 de Novembro de 2013 by ronsoar Tagged: , , ,

Luciano Nascimento, da Agência Brasil (Brasília, Brasil)
24 de novembro de 2013

As agências de notícias oficiais de Língua Portuguesa estarão reunidas em Brasília para evento em que se busca a criação em conjunto de um sítio digital de notícias em Língua Portuguesa.
 

.
Brasília — Na segunda-feira, dia 25, e terça-feira, 26 de novembro, representantes de agências de notícias dos oito países que compõem a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) vão participar da 6ª Assembleia da Aliança das Agências de Informação de Língua Portuguesa (ALP). Entre os temas que serão debatidos, está a criação de um portal conjunto e a escolha do padrão ortográfico para o site [sítio de Internet].

O encontro, sediado na Empresa Brasil de Comunicação (EBC), em Brasília, reúne as principais agências de notícias públicas, estatais e oficiais de notícias de Angola (AngolaPress), Brasil (EBC), Cabo Verde (Infopress), Guiné-Bissau (ANG), Moçambique (AIM), Portugal (Lusa), São Tomé e Príncipe (STP-Press) e Timor-Leste (ETNA).

No encontro, também será debatida a criação de meios para fortalecer a colaboração entre as agências. Dentre as alternativas propostas na última assembleia, em 2012, estão a criação de uma bolsa de conteúdos, um repositório que reúna as notícias produzidas por todas as agências, com o intuito de ampliar o conhecimento mútuo da realidade dos países, e a realização de parcerias internacionais que se dediquem a propagar notícias em Língua Portuguesa.

Estará igualmente em discussão o financiamento e apoio a agências menores, por meio de subsídios e de reforço de pessoal.

Durante a assembleia, a presidência da ALP, hoje ocupada por Daniel Miguel Jorge, da AngolaPress, passará a ser exercida pelo diretor-presidente da EBC, Nelson Breve.

A ALP foi criada em Lisboa, em julho de 1996, e entre os seus objetivos estão a promoção do desenvolvimento das agências de informação nacionais e a formação profissional no campo jornalístico e tecnológico.  :::

.
NASCIMENTO, Luciano. Encontro de agências de notícias dos países de Língua Portuguesa discute criação de portal.
Extraído da Agência Brasil – Brasília, Brasil.
Publicado em: 24 nov. 2013.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: