Articles

Obra de José Saramago homenageada no Metrô de São Paulo

In O Mundo de Língua Portuguesa on 22 de Novembro de 2013 by ronsoar Tagged: , , , ,

Da Agência Lusa

O escritor José Saramago e seu romance Memorial do Convento são homenageados no Brasil com mostra em uma estação do Metrô de São Paulo.
 

.
A estação Corinthians-Itaquera, do Metropolitano de São Paulo, recebe até o dia 30 de novembro uma exposição em homenagem a José Saramago (1922-2010).

A mostra também homenageia os 20 anos do Festival Sete Sóis Sete Luas, lançado originalmente por um grupo de estudantes italianos, para promover intercâmbios entre os países da chamada “cultura do Mediterrâneo”.

Na mostra, há o histórico do festival e um pouco da biografia e fotos do escritor português vencedor do Prémio Nobel de Literatura em 1998. O material pode ser apreciado pelos cerca de 60 mil passageiros que passam diariamente pela estação localizada na Zona Leste da Cidade de São Paulo.

A mostra leva o nome Baltasar Sete Sóis e Blimunda Sete Luas, que homenageia personagens do livro Memorial do Convento, de Saramago – cuja primeira edição foi publicada em 1982 –, que também inspiraram o nome do festival e o seu símbolo: a passarola.

A primeira aeronave a conseguir levantar voo que, no livro, é construída pelas personagens – em uma recriação do feito de Bartolomeu de Gusmão, no início do século XVIII –, representa “uma metáfora dos sonhos e da liberdade utópica”, segundo os organizadores da mostra e do festival.

Na exposição, está também a reprodução de 18 cartazes e manifestos produzidos para o Festival Sete Sóis Sete Luas por diversos artistas. Estão ainda disponíveis reproduções de cartas trocadas por Saramago e pelo diretor do evento, o italiano Marco Abbondanza. “À minha vida não têm faltado prémios, mas nenhum como este”, escreveu o Prémio Nobel sobre o festival.

O Brasil recebeu recentemente a 21.ª edição do Festival Sete Sóis Sete Luas, ocorrida entre os dias 14 e 16 de novembro, nas cidades de Aquiraz e Pacatuba, no Ceará, na região nordeste do país.

Em 21 anos de existência, o festival cultural já passou por diversas cidades, de 13 países: Grécia, Espanha, Cabo Verde, França, Marrocos, Croácia, Brasil, Romênia, Tunísia, Israel, Itália, Eslovénia e Portugal.  :::

.
–– Extraído da Agência Lusa ––

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: