Articles

Acordo Ortográfico implementado a várias velocidades nos quatro continentes

In Defesa da Língua Portuguesa, Língua Portuguesa Internacional on 19 de Novembro de 2013 by ronsoar Tagged: , , , ,

Teresa Correia, da RTP (Portugal)
13 de novembro de 2013

.
O Acordo Ortográfico começou a ser negociado em 1975, foi assinado em 1990 e começou a ser implementado de forma gradual e transitória, embora só entre mesmo em vigor em 2015. Nos quatro continentes, os países que falam português registam várias velocidades neste processo.

*              *              *

Demorou, foi contestado, ainda há resistência, mas em 2015 só haverá uma forma correta de escrever em português. O Brasil oficial já escreve a uma só ortografia, confirma Gilvan Müller de Oliveira, diretor-executivo do Instituto Internacional da Língua Portuguesa:

“O Brasil implementou 100% o Acordo Ortográfico. Todas as editoriais brasileiras, todos os jornais brasileiros, todo o sistema educativo brasileiro – que tem cerca de 38 milhões de estudantes – estão usando a nova ortografia.”

Em Portugal ainda não é assim, mas em 2015 o país estará pronto. “Foi implementado pelas editoriais. Foi implementado pela RTP [Rádio e Televisão de Portugal] e por uma parte grande dos jornais de grande circulação do país.”

Os outros seis que falam português estão atrasados: Angola nem sequer o ratificou. É uma questão de tempo, confia Gilvan Oliveira.

“Nós estamos executando o projeto do Vocabulário Ortográfico Comum da Língua Portuguesa [VOC], a partir do Instituto Internacional da Língua Portuguesa, e Angola é que financia o desenvolvimento dos Vocabulários Ortográficos Nacionais para o VOC.”

Moçambique também não ratificou o Acordo Ortográfico, mas está por pouco. Mas uma coisa é o português oficial; outra é a rua: “Normalmente as pessoas na sua vida privada têm uma certa dificuldade em fazer isso em função dos seus hábitos.”

Quatro continentes a escreverem o mesmo português: o Acordo Ortográfico entra em vigor em 2015, para já em Portugal e no Brasil. Os cinco africanos (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe) e Timor-Leste estão mais atrasados.  :::

.
CORREIA, Teresa. Acordo Ortográfico implementado a várias velocidades nos quatro continentes.
Extraído da RTP Notícias – seção Cultura (Portugal).
Publicado em: 13 nov. 2013.

2 Respostas to “Acordo Ortográfico implementado a várias velocidades nos quatro continentes”

  1. Uma forma “correta”? Uma forma correCta se faz favor. O acordo ortográfico não está em vigor. Por isso devemos continuar a usar a ortografia instituida pelo Decreto-Lei nº 35.228/1945 de 8 de Dezembro, e rectificado com alterações mínimas pelo Decreto-Lei nº 32/1973 de 6 de Fevereiro. Não é uma qualquer resolução que pode revogar um Decreto-Lei.

    • Olá, Sr. Pedro. Muito obrigado pela mensagem.
      No momento, na República Portuguesa, já coexistem legalmente as duas normas ortográficas: a de 1945 e a do Acordo de 1990.
      O documento das novas regras, após aprovação pela Assembleia da República ocorrida em 16 de maio de 2008, e assim publicado pela Resolução nº 35/2008, foi assinado pelo presidente da República Cavaco Silva em 21 de julho de 2008, e publicado como Decreto nº 52/2008. A Resolução nº 35/2008 e o Decreto nº 52/2008 foram publicados na mesma edição do Diário da República de 29 de julho de 2008.
      O Diário da República publicou, em 17 de setembro de 2010, o Aviso n.º 255/2010, do Ministério dos Negócios Estrangeiros, que declara que “o depósito do respectivo instrumento de ratificação foi efectuado em 13 de Maio 2009, tendo o referido Acordo entrado em vigor para Portugal nesta data”. Esta é a fase de transição às novas regras, iniciada em maio de 2009 e que se encerra em maio de 2015, com a entrada em vigor exclusiva da nova ortografia.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: