Articles

Ensino de Português: “prioridade absoluta” para a Extremadura espanhola

In Língua Portuguesa Internacional on 17 de Novembro de 2013 by ronsoar Tagged: , , ,

Das Agências Lusa e EFE
9 de novembro de 2013

César Díez Solís, no centro da mesa das Jornadas de Língua e Cultura Lusófonas, parabenizou os esforços em prol do Ensino de Português na Extremadura espanhola.
 

.
O secretário-geral da Educação na região espanhola da Extremadura, César Díez Solís, considerou no sábado, 9 de novembro, que por “questões inquestionáveis” a Língua Portuguesa representa uma “prioridade absoluta” na política educativa desta comunidade autónoma espanhola, segundo a Conselheria regional de Educação e Cultura.

“Estamos a dar passos importantes para potenciar o português. Não apenas pela proximidade com Portugal, mas pela dimensão que está a adquirir a Língua Portuguesa a nível internacional, com a projeção de países emergentes, como o Brasil, que temos de levar em conta”, disse.

Díez Solis falava nas VII Jornadas de Língua e Cultura Lusófonas, organizadas pela Associação de Professorado de Português na Extermadura (APPEX) e realizadas no Centro Cívico de Almendralejo, na região de Badajoz. Ele destacou os esforços que têm sido feitos pelo governo regional tanto junto da comunidade educativa como da cidadania em geral.

Além da Língua Portuguesa no ensino obrigatório, destacou o apoio dado ao ensino nas Escolas Oficiais de Idiomas, segundo um comunicado do governo regional.

O português, disse segundo a nota, é o segundo idioma no Ensino Primário e o terceiro no Ensino Secundário em centros educativos da região, com três escolas onde se aplica o bilinguismo, com espanhol e português.

Uma oferta que se alarga ao Programa de Língua e Cultura Portuguesa, ao Instituto de Línguas Modernas da Universidade de Extremadura e à participação ativa dos centros educativos em vários programas conjuntos com Portugal, como o projeto REALCE (Rede Educativa do Alentejo, Centro e Extremadura) “que tão bons resultados tem dado”, disse Díez Solís.

Entre outras iniciativas, destacou ainda o programa ‘Falamos Português’ emitido semanalmente pela televisão regional, o Canal Extremadura.

No mesmo encontro, Díez Solís anunciou o arranque de um novo portal para a aprendizagem do português, que será o “embrião” de um banco de recursos disponíveis na rede sobre a Língua Portuguesa.

E ainda parabenizou o trabalho desempenhado pelo presidente da APPEX, Jacques Songy, em que o uso de recursos digitais e de programas divertidos de televisão são “um passo a mais” para o ensino da Língua Portuguesa na Extremandura espanhola.

*              *               *

César Díez Solís aparece no centro da mesa da inauguração das Jornadas Lusófonas de Almendralejo. À esquerda, estão: Rosa Blázquez Matías, diretora do Centro de Professores e de Recursos de Almendralejo; e José García Lobato, presidente da Câmara de Almendalejo. E à direita: Jacques Songy, presidente da APPEX; e Raquel Gafanha, representante do Centro de Língua Portuguesa, do Camões, I.P., da cidade de Cáceres.  :::

.
–– Extraído das Agências Lusa e EFE ––

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: