Articles

Colóquio “Português, Língua Global” na Universidade do Minho

In Defesa da Língua Portuguesa, Língua Portuguesa Internacional on 14 de Novembro de 2013 by ronsoar Tagged: , , , , ,

Do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua e da Universidade do Minho (Braga, Portugal)

A Universidade do Minho, em Braga, norte de Portugal, realizará, no dia 15 de novembro, colóquio sobre a presença mundial da Língua Portuguesa e sua aplicação para a ciência e tecnologia no século XXI.
 

.
O papel mundial da Língua Portuguesa novamente estará em debate em colóquio na Universidade do Minho em Braga. O colóquio Português, Língua Global, será realizado no dia 15 de novembro de 2013.

O colóquio da Universidade do Minho lança nova atenção ao tema sobre Língua, tecnologia, ciências e presença internacional, discutidos na II Conferência Internacional sobre o Futuro da Língua Portuguesa no Sistema Mundial, realizado no final de outubro em Lisboa.

Durante a manhã, participam no colóquio José Paulo Esperança, Professor Catedrático de Finanças do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa – Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL); Anabela Barreiro, do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores (de Portugal); e Daniela Braga, cientista sénior da fala (senior speech scientist) da companhia VoiceBox (dos Estados Unidos da América), especializada em tecnologias de transcrição e reconhecimento de voz.

Os trabalhos continuam depois de almoço com a intervenção “Português, Língua de ciência?”, ministrada pelo professor José Teixeira, professor da Universidade do Minho. Segue-se um painel sobre comunicação social com Júlio Magalhães, diretor-geral do Porto Canal; e Carlos Magno, presidente da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (que regula e supervisiona os meios de comunicação social da República Portuguesa).

“A Situação do Português no Mundo da Globalização” – este será o tema da mesa-redonda com Ana Paula Laborinho, presidente do Camões, I.P.; Eugénio Anacoreta Correia, embaixador e presidente do Conselho de Administração do Observatório da Língua Portuguesa; e Rui Vieira de Castro, vice-reitor da Universidade do Minho.

O colóquio Português, Língua Global é promovido pelo Centro de Estudos Lusíadas, vinculado ao Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, e terá lugar no anfiteatro B2 do câmpus de Gualtar, em Braga.

.
Clique aqui para descarregar o programa do colóquio Português, Língua Global, da Universidade do Minho – 15 de novembro de 2013.

.
–– Extraído do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua e da Universidade do Minho (Braga, Portugal) ––

.
*              *              *

Leia também:
“Preparar o Português para a tecnologia é uma política da Língua”, diz especialista – 01 de novembro de 2013
Desafio para o Português: ser uma Língua da tecnologia – 30 de outubro de 2013

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: